Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2011 - 12h34

Antioxidantes podem aumentar chance de fertilização, segundo estudo

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os antioxidantes podem ajudar a melhorar a fertilidade masculina, indica um estudo. Uma revisão de dados existentes encontrados mostrou que um casal tinha mais chance de engravidar, caso o homem tivesse tomado certas vitaminas e antioxidantes.

A informação foi publicada no site da "BBC News".

Pesquisadores da base de dados "The Cochrane Library" analisaram os ensaios de mais de 1.000 casais em clínicas de fertilidade, onde a maioria dos homens tinha baixa contagem de espermatozoides.

A subfertilidade masculina --homem que se esforça para engravidar sua companheira-- afeta um em cada 12 homens do Reino Unido.

Algumas clínicas defendem o uso de antioxidantes, que são compostos químicos naturais e sintéticos, incluindo algumas vitaminas e minerais.

RADICAIS LIVRES

O uso de antioxidantes é baseado na teoria de que os radicais livres --átomos altamente reativos com um número ímpar de elétrons-- podem causar danos ao DNA no esperma, vital para criar um embrião, o que pode resultar na redução de espermatozoides e diminuição da capacidade de fertilizar os óvulos.

Allan Pacey, professor da Universidade de Sheffield, recebeu a notícia com cautela, mas disse que era "encorajadora".

No entanto, ele disse que era importante observar que a terapia antioxidante não aumentaria o número de espermatozoides produzidos pelo homem e não poderia, portanto, contribuir para todos os casos de infertilidade masculina.

O estudo focou 34 testes controlados envolvendo casais submetidos a técnicas de reprodução assistida, como fertilização in vitro e injeção de esperma.

A maioria dos homens envolvida no estudo tinham baixa contagem de espermatozoides ou baixa motilidade (movimentação ruim).

Os testes também exploraram o uso de diferentes tipos de antioxidantes via oral, incluindo vitamina E, L-carnitina, zinco e magnésio.

A autora do estudo, Marian Showell da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, disse que tomar um suplemento antioxidante oral pode aumentar a probabilidade de um casal conceber quando submetido a um tratamento de fertilidade:

Ela reconheceu ainda que a evidência ainda é limitada e que é preciso fazer mais pesquisas.

Pacey disse que os homens com problemas de fertilidade devem sempre consultar seu médico:

OS DADOS

De 214 casais, 20 nascimentos ocorreram entre casais cujos homens que tomaram antioxidantes. Os que tomaram antioxidantes orais tiveram um aumento associado estatisticamente significativa na taxa de nascidos vivos. Os nascimentos foram registrados em três estudos separados.

De 964 casais, ocorreram 96 gestações ocorreram. O uso de antioxidantes foi associado a um aumento significativo da taxa de gravidez. As gestações foram relatadas em 15 estudos separados.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página