Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 15h35

Segunda etapa da campanha contra Aids incentiva teste

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da campanha de prevenção à Aids. Antes do carnaval, o apelo era para o uso de preservativos. Agora, a pasta convoca todos para a realização do teste de detecção do HIV.

De acordo com o ministério, é importante lembrar que é preciso esperar 30 dias a contar da última relação sexual sem preservativo para fazer o exame. Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, antes desse período, não é possível detectar o HIV no organismo.

A recomendação para realizar o teste vale para pessoas que tiveram relação sexual desprotegida (inclusive sexo oral) e que fizeram uso de seringas ou agulhas compartilhadas. As mulheres que desejam engravidar também são aconselhadas a conhecer a condição sorológica, uma vez que a medida pode evitar a transmissão vertical do HIV (de mãe para filho).

Para informações sobre locais onde fazer o teste para detectar o HIV, basta acessar o site www.aids.gov.br/pagina/servicos-de-saude.

Dados do ministério indicam que cerca de 630 mil pessoas vivem com o vírus da Aids no Brasil --255 mil delas não sabem do diagnóstico porque nunca fizeram o teste.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página