Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2011 - 13h15

China faz novas exigências ao fumo em locais fechados

Publicidade

DA EFE

A nova regulamentação contra o consumo de tabaco na China, o país com o maior número de fumantes do mundo, obrigará os estabelecimentos públicos a realizar campanhas antitabaco e utilizar seus funcionários para tentar dissuadir os fumantes, informou o Ministério da Saúde chinês.

Fumar em Nova York? Só em casa e olhe lá
Sob protestos, Boston cria projeto de lei para imitar NY
Cidade da Califórnia foi a primeira do mundo a proibir fumo
Em Washington, sobraram terraços e pátios para fumar
Na China, tem cigarro até em hospital
Em Buenos Aires, tolerância a cigarro diminui agora
Boemia perde o 'fumacê' na Espanha
Nova lei antifumo afeta restaurantes na Bulgária

As medidas, que entrarão em vigor em 1º de maio, proíbem o fumo em locais fechados de uso público, o que a China tenta pôr em prática --com pouco êxito, por enquanto-- desde que em 2003 assinou o Convênio Marco da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco.

A nova regulação também obriga os estabelecimentos a colocar claros sinais de não fumar à vista dos clientes, e os proíbe de ter máquinas para a venda de tabaco a varejo.

Os estabelecimentos poderão ter locais especiais para fumantes, mas estes "não poderão ocupar o caminho das pessoas", assinala a regulação, que não deixa claro se estas áreas devem ficar totalmente isoladas ou não.

A China fabrica 42% do tabaco do mundo e seus 350 milhões de fumantes (mais de um quarto da população) consomem 2,2 trilhões de cigarros por ano, um terço do total mundial, afetando ainda cerca de 540 milhões de fumantes passivos (dos quais 180 milhões são menores de idade).

Estudos da OMS assinalam que 1,2 milhão de pessoas morrem na China por doenças relacionadas com o tabagismo todos os anos, e advertem que o número pode aumentar para 3,5 milhões em 2030 se não for feito nada para evitar isso.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página