Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2011 - 08h35

"Tem gente contra o sistema de incentivos", diz economista

Publicidade

DE SÃO PAULO

Formado em economia pela Universidade Standford, nos Estados Unidos, e professor da Universidade de Melbourne, na Austrália, Joshua Gans ganhou o prêmio de melhor economista australiano, em 2007. Ele é autor de um blog com mais de 4.000 acessos diários.

Livro propõe aplicação de modelos econômicos na criação dos filhos

O sucesso do blog não se deve apenas aos economistas. Ele atrai também pais interessados na sua "parentonomia" --aplicação das teorias econômicas na criação de filhos.
De Boston, onde está atualmente prestando assessoria para a empresa Microsoft,o economista falou à reportagem da Folha.

*

Folha - O que a abordagem econômica acrescenta ao simples senso comum?
Joshua Gans - Em geral, a economia busca o melhor custo/benefício de algo. Você pode conseguir isso apenas usando o senso comum, mas a maioria das pessoas não o usa com os filhos, porque suas decisões são influenciadas pelo aspecto emocional.

Pessoas que não entendem de economia conseguem colocar suas estratégias em prática?
Há muitos livros sobre criação de filhos e a maioria, incluindo o meu, não é adotada na prática. O que você pode fazer é usar a abordagem econômica para refletir sobre as coisas que está fazendo e usar a lógica para resolvê-las.

Qual é a maior dificuldade enfrentada pelos pais?
Lidar com o fato de que você faz uma série de boas escolhas, comete outra série de erros, mas isso pode ter muito pouco impacto no que a criança vai ser no futuro.

E o que é mais difícil na gestão do dia a dia?
A alimentação preocupa a maioria dos pais e dá muito trabalho. A pressão por alimentos pouco saudáveis é enorme. Como economista, eu diria que a estratégia de marketing do concorrente é melhor.

Quer dizer que devemos dar a melhor oferta em troca de hábitos que achamos melhores para nossos filhos?
Há correntes contra um sistema de recompensas e punições, que em termos econômicos são incentivos. Amo meus filhos independentemente de seus comportamentos, mas, se s se comportam mal e os trato com presentes, estou sendo mau economista e mau pai.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página