Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2011 - 16h03

Alemanha sinalizará com 'semáforos' higiene em restaurantes

Publicidade

DA EFE

A Alemanha deve implantar em breve um sistema de controle a base de 'semáforos' para informar aos clientes as condições sanitárias dos restaurantes. Os ministros de Proteção ao Consumidor de todos os Länder (Estados alemães), com exceção da Baviera, aprovaram a medida nesta quinta-feira, em Brêmen.

"É um grande avanço em matéria de proteção ao consumidor. Os consumidores devem saber qual é a situação da higiene dos diferentes estabelecimentos alimentícios", declarou a senadora de Saúde de Brêmen, a social-democrata Ingelore Rosenkötter.

O "barômetro" de controle deve ser instalado em um lugar visível no restaurante e mostrar os resultados dos últimos três controles oficiais realizados no estabelecimento. Para isso, está previsto instalar uma escala de cores em transição, na qual uma seta indicará a avaliação do restaurante.

A cor verde garante que o restaurante respeita as condições higiênicas, enquanto a amarela vai indicar a presença de algum tipo de infração em matéria sanitária. A vermelha vai alertar sobre descumprimentos graves.

Embora o projeto final ainda não tenha sido concluído, "o importante é que seja compreensível a primeira vista", ressaltou Rosenkötter.

Os ministros esperam que este sistema de avaliação comece a funcionar a partir de 1º de janeiro de 2012.

O objetivo é implantar o projeto também em padarias, açougues, cantinas, comércios alimentícios e mercadinhos. No caso de serviços delivery, está previsto que a informação seja consultada pela internet.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página