Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2011 - 19h01

Teste genético ajuda a reorientar tratamento do câncer de mama

Publicidade

DA EFE

O Geicam (Grupo Espanhol de Pesquisa em Câncer de Mama) confirmou em um estudo que um teste genético denominado Oncotype Dx ajuda a reorientar o tratamento do câncer de mama em um terço das pacientes. O achado representa um primeiro passo para a oncologia personalizada.

O Geicam é formado por 660 especialistas que trabalham em 176 hospitais.

Para validar o teste --que foi realizado em sete centros, entre eles o Hospital del Mar, em Barcelona--, foram estudados 107 pacientes, informou o centro hospitalar em comunicado.

O resultado constata, segundo o chefe de serviço de Oncologia do hospital, Joan Albanell, que o teste orienta o especialista na decisão de acrescentar ou não quimioterapia ao tratamento com terapia hormonal em pacientes com câncer de mama em estádio precoce.

Segundo Albanell, também prediz a magnitude do benefício da quimioterapia e avalia o risco real de recaída da paciente.

Para o especialista, o teste é muito útil porque evita a quimioterapia em mulheres nas quais o benefício previsto é mínimo ou inexistente, tanto pela toxicidade quanto pelo próprio custo do tratamento.

O impacto do Oncotype Dx já foi avaliado nos Estados Unidos, mas, para estender os resultados a outras populações, era necessário fazer estudos em outros países, segundo as mesmas fontes.

A Espanha foi o primeiro país europeu a validar o impacto clínico desse teste e, a partir de agora, serão iniciados estudos em outros países do continente.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista "Annals of Oncology".

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página