Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2011 - 17h25

Inca muda de nome em homenagem a ex-vice-presidente

Publicidade

DO RIO

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) mudou de nome: agora, passa a se chamar Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. A alteração é uma homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, que morreu no dia 20 de março, aos 79 anos, após 15 anos de luta contra a doença.

A mudança foi proposta pelo diretor-geral do Inca, Luiz Antônio Santini, e oficializada por decreto presidencial editado ontem.

"O ex-vice-presidente se tornou prova de que é possível enfrentar o câncer e seu tratamento sem perder o gosto pela vida. E demonstrou aos brasileiros como, apesar das dificuldades, não deixar a doença virar protagonista de uma história", afirmou Santini, segundo a assessoria de imprensa do Inca.

Empresário, Alencar entrou para a política aos 62 anos e se tornou conhecido nacionalmente na campanha presidencial de 2002, na qual foi eleito vice de Lula. Permaneceu no cargo no mandato seguinte. Em 2010, desistiu de concorrer a uma vaga no Senado por causa de seu estado de saúde. Em 15 anos, passou por 17 cirurgias.

A homenagem do Inca ocorre no momento em que o instituto se prepara a criação de um campus integrado, que irá reunir diferentes serviços hoje prestados em 19 endereços no Rio. O projeto prevê ainda a ampliação do atendimento à população, com um aumento de 22% no número de leitos gerais e de 68% no de leitos de UTI.

Orçado em R$ 495 milhões, o novo centro já teve a execução aprovada pelo Ministério do Planejamento. A meta é que as obras sejam concluídas em 2014.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página