Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
comentários dos eleitores Eleições 2010
  1. Presidente
  2. Governador
  3. Senador
  4. Dep. Federal
  5. Dep. Estadual
  6. Busca

Candidatos - Presidente

Rui Costa Pimenta

PCO - número 29

Nome completo: Rui Costa Pimenta

Coligação: -

Sexo: Masculino

Estado civil: Casado

Grau de instrução declarado: Superior Completo

Ocupação declarada: Jornalista E Redator

Biografia

Rui Costa Pimenta, 49, nasceu em São Paulo e é casado com Anaí Caproni, candidata ao governo de São Paulo pelo PCO. É formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (São Paulo) e deixou incompleto o curso de Letras devido à militância política. A partir de 1984 começou a trabalhar como jornalista sindical, e foi assessor de imprensa da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Em 1985 assumiu a direção da entidade na Grande São Paulo. Atualmente é editor e jornalista responsável pelo jornal Causa Operária. Pimenta participou do processo de fundação do PT no ABC e militava na corrente Causa Operária. Em 1992, após divergências com a liderança do PT, Pimenta rompeu com a direção do partido e, três anos depois, lidera a fundação do PCO, registrado oficialmente em 1996. Nas eleições de 1998, o jornalista disputou a eleição para deputado federal e recebeu 1.160 votos. Em 2000 concorreu à Prefeitura de São Paulo e recebeu 870 votos. Nas eleições de 2002, Pimenta foi candidato a presidente pelo PCO e sua campanha tinha o bordão "quem bate cartão, não vota em patrão". Na época, obteve 38.619 votos. Tentou chegar ao Planalto há quatro anos, mais uma vez sem sucesso. Em 2004, o jornalista não participou do processo eleitoral. Atualmente, é o editor e jornalista responsável pelo jornal "Causa Operária".

Bens declarados na Justiça Eleitoral

R$ 80 mil (1 bem):

- 1/3 de imóvel (casa e terreno) em São Paulo (R$ 80 mil)

No arquivo da Folha

  • (16/8/06)

    O Tribunal Superior Eleitoral indeferiu ontem à noite o registro da candidatura de Rui Costa Pimenta (PCO) à Presidência porque ele não entregou a prestação de contas da campanha de 2002, quando concorreu ao Palácio do Planalto. No último sábado, Pimenta entregou ao TSE a prestação de contas da campanha de 2002 e a certidão de quitação eleitoral. Enquanto houver recurso pendente, ele terá o direito de prosseguir com a campanha. Segundo o TSE, o PCO também poderá substituí-lo. O PCO não tem representação parlamentar e tem 3.414 filiados, segundo dados divulgados ontem pelo TSE.

  • (14/6/10)

    RUI COSTA PIMENTA (PCO)
    52, jornalista, candidato a presidente em 2002. Teve candidatura em 2006 indeferida por não prestar contas
    Propostas: superação do capitalismo

  • (14/6/10)

    Rui Costa Pimenta acha necessária a superação do modelo capitalista e critica até a "demagogia ecológica", que, para ele, serve para "barrar o desenvolvimento".


 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter  

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página