Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 

Jogos PanAmericanos 2011

História

Cidade do México - 1955

Reprodução

A atleta brasileira Deise de Castro ganha medalha de prata na prova de salto em altura com 1m59.
A atleta brasileira Deise de Castro ganha medalha de prata na prova de salto em altura com 1m59.
Medalhas
       
Estados UnidosEstados Unidos 88 58 38
ArgentinaArgentina 27 33 20
MéxicoMéxico 17 11 30
ChileChile 4 8 13
BrasilBrasil 2 3 12

Canadá estréia nos Jogos Pan-Americanos

Ausentes da primeira edição dos Jogos, em Buenos Aires, os canadenses fizeram sua estréia na competição continental em 1955, na capital mexicana. Com isso, o número de países presentes subiu para 22, totalizando 2.583 atletas. No entanto apenas 17 esportes foram disputados, dois a menos que quatro anos antes. O iatismo foi uma das modalidades que ficaram de fora em 1955, retornado em Chicago-1959. Os Jogos também foram marcados pelo fracasso cubano. O país caribenho conquistou apenas um ouro e terminou na nona posição no quadro de medalhas.


Pôster dos Jogos Panamericanos do Canadá - 1955

Brasil


Em sua pior participação na história dos Jogos, o Brasil terminou apenas na sétima colocação, com apenas 17 medalhas. Dessas, somente duas foram de ouro. Uma, foi conquistada no atletismo, pelo triplista Ademar Ferreira da Silva, que já havia sido campeão quatro anos antes. A outra láurea ficou com Luís Ignácio, responsável pelo primeiro título do país no boxe pan-americano.

Curiosidades

Adhemar Ferreira da Silva conquistou o bicampeonato no salto triplo no Pan-1955 com um novo recorde mundial para a prova. O triplista paulista, que seria bicampeão olímpico em Melbourne-1956, saltou 16,56 m.

Dezessete países ganharam medalhas nos Jogos de 1955. Os Estados Unidos, que enviaram mais de 300 altetas ao México, lideraram o quadro --184 (88 de ouro, 58 de prata e 38 de bronze)--, à frente da Argentina.

O ginasta norte-americano Jack Beckner conquistou seis medalhas de ouro no Pan na Cidade do México. Ele foi campeão por equipes, exercícios combinados, solo, cavalo com alças, barras paralelas e argolas.

Luis Ignácio garantiu o primeiro ouro brasileiro no boxe, em 1955. O Brasil também ganharia dois títulos na modalidade em 1959, em Chicago, e três, em 1963, em São Paulo --únicas conquistas do país em Pan.

O Brasil ganhou medalhas em sete esportes na Cidade do México --atletismo, basquete, boxe, levantamento de peso, pólo aquático, tênis e vôlei. O atletismo foi o mais laureado, com sete (1 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze).

O vôlei fez sua aparição nos Jogos Pan-Americanos em 1955. O Brasil acabou conquistando bronze entre os homens e também entre as mulheres. Quatro anos depois, em Chicago, o país seria ouro e prata.

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página