Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 

Jogos PanAmericanos 2011

História

Chicago - 1959

Reprodução

Adhemar Ferreira da Silva vence o salto triplo, com 15m90, e se sagra tricampeão pan-americano.
Adhemar Ferreira da Silva vence o salto triplo, com 15m90, e se sagra tricampeão pan-americano.
Medalhas
       
Estados UnidosEstados Unidos 122 73 54
ArgentinaArgentina 9 22 12
MéxicoBrasil 8 8 6
ChileCanadá 7 21 28
BrasilMéxico 6 11 13

Jogos acontecem pela 1ª vez nos EUA

A 3ª edição dos Jogos Pan-Americanos estava originalmente programada para ser realizada em Cleveland, mas a cidade do Estado de Ohio acabou desistindo, por problemas financeiros, e a Odepa transferiu a competição para Chicago. Estiveram presentes 2.263 atletas, representando 24 países, em 18 esportes. A supremacia foi total dos anfitriões, que ganharam 249 medalhas (122 de ouro, 73 de prata e 54 de bronze), enquanto a Argentina, segunda colocada, somou apenas 43 pódios (9 de ouro, 22 de prata e 12 de bronze).


Pôster dos Jogos Panamericanos de Chicago - 1959

Brasil


Em sua primeira grande participação no Pan, o Brasil terminou os Jogos de Chicago como terceira maior força esportiva das Américas. A delegação nacional conquistou 22 medalhas -oito de ouro, oito de prata e seis de bronze. O país chegou ainda a sua primeira conquista nos esportes coletivos, graças ao vôlei feminino. Nas disputas individuais, Adhemar Ferreira da Silva chegou ao tricampeonato do salto triplo.

Curiosidades

O Brasil faturou dois ouros no boxe em Chicago. Waldo Claudiano foi campeão na categoria galo, e Abrão de Souza, na médios. O país ganhou ainda 1 prata e 3 bronzes na modalidade, 2º melhor desempenho em Pan.

A seleção norte-americana que conquistou o ouro no basquete contava no elenco com o jovem Jerry West, 20. West brilharia depois na NBA, pelo Los Angeles Lakers, sendo um dos 50 melhores jogadores da história da liga.

A Argentina voltou a dominar o futebol e conquistou o tricampeonato pan-americano. O Brasil , que havia empatado com os argentinos por 1 a 1, ficou com a prata devido à derrota para os norte-americanos por 5 a 3.

Em Chicago, o ciclista Anésio Argenton foi ouro na prova do quilômetro contra o relógio, na única conquista máxima obtida por um Brasil eiro no ciclismo na história da competição. Ele foi sexto na Olimpíada de Roma-1960.

Na cidade norte-americana, o Brasil também ganhou uma medalha de ouro no pentatlo moderno com Wenceslau Malta. O país também foi prata por equipes. Essa foi a 2ª vez que o Brasil subiu ao pódio no pentatlo.

O vôlei brasileiro obteve as primeiras conquistas importantes nos Jogos Pan-Americanos de 1959. A seleção feminina conquistou a medalha de ouro em Chicago, enquanto a equipe masculina foi vice-campeã.

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página