Cabeça de área
É um outro nome para a posição de volante no futebol. Volante é o jogador com características defensivas que atua à frente dos defensores de uma equipe.
Cabeça de bagre
Denominação dada comumente aos maus jogadores de futebol, que são limitados tecnicamente.
Cai-Cai
Jogador que usualmente simula quedas em jogadas de contato , tentando simular a ocorrência de faltas.
Caixa de Ferramentas
Usada na expressão "abrir a caixa de ferramentas", para se referir a um jogador que joga com violência.
Calçar
Travar por trás ou por cima o pé do adversário para provocar sua queda.
Cama de gato
É uma falta apontada quando um atleta simula saltar para uma disputa de cabeça para que o seu oponente se desequilibre sobre as suas costas.
Cambista
Pessoa dedicada ao comércio informal de ingressos, comprados previamente e vendidos acima do preço oficial.
Caneta
Drible quando um jogador passa a bola por entre as pernas do adversário.
Cancha
Pode se referir tanto ao campo de futebol, quanto dar espaço para que o adversário se movimente em uma disputa de bola ("dar cancha").
Cartola
Figura caricata criada pelo chargista Lorenzo Molas em 1943 para representar o Fluminense. O personagem usa fraque, cartola e piteira de luxo, e passou a representar qualquer dirigente de clube.
Carretilha
Lance aéreo em que o jogador levanta a bola com os calcanhares para driblar o adversário, passando-a sobre sua cabeça.
Carrinho
Lance em que jogador se atira ao chão projetando as pernas para a frente para atingir a bola. Pode ter como objetivo desviar a bola para o gol do adversário ("gol de carrinho") ou passar para um companheiro ("passe de carrinho"), entre outros.
Catimba
Estratégia para dificultar o andamento natural do jogo e prejudicar o adversário, como simular quedas, esboçar reclamações, entre outras.
Cavadinha
Técnica em que o jogador dá um toque com a ponta do pé na parte inferior da bola, fazendo com que ela suba. Normalmente, costuma ser aplicada em cobranças de pênalti.
Cavar falta
Quando um jogador incita o adversário a cometer uma falta ou induz o árbitro a marcar uma falta.
Chaleira
É uma jogada em que o jogador utiliza os calcanhares para dominar a bola ou passá-la para o companheiro de time. Derivado de Charles (Miller).
Chapéu
Tipo de drible no qual a bola é chutada por cima do adversário e dominada logo em seguida às suas costas.
Charles Miller
Chute dado com o lado de fora do pé, com a perna levantada e dobrada para trás. É uma homenagem ao jogador Charles Miller, que introduziu o futebol no Brasil.
Chinelinho
Jogador que passa muito tempo no setor médico, usando mais chinelos que chuteiras.
Chocolate
Resultado muito vantajoso para um dos times; goleada.
Chute de 3 dedos
É um passe ou chute feito com a parte externa do pé, o que resulta em uma curva na trajetória da bola.
Chuveirinho
Cruzamentos altos feitos consecutivamente sobre a área do adversário.
Clássico
Jogos entre clubes tradicionalmente rivais.
Círculo central
Marcação no centro do gramado que limita a presença de jogadores nos inícios dos tempos e após os gols
Cobertura
Cobrir ou proteger o campo de defesa
Contra-ataque
É a resposta a um ataque. Quando a defesa rouba a bola e arma rapidamente uma jogada ofensiva, para pegar a defesa adversária desarrumada, configura-se um contra-ataque.
Corneteiro
Torcedor que, sempre insatisfeito, se sente no direito de exigir a demissão do técnico e critica jogadores. A origem está na cultura dos boiadeiros - vem de boi-corneta, animal que, com os mugidos, reúne o rebanho em torno de si.
Corpo Mole
Quando o jogador não se empenha durante o jogo.
Corta-luz
Jogada em que o primeiro receptor, sem tocar na bola, deixa-a passar para um segundo receptor, enganando o adversário.
Craque
Jogador tecnicamente excepcional.