Prêmio Folha

BUSCAR POR:

Fotografia

Voltar para o Índice
Lalo de Almeida/FolhapressTitulo

2020

Ona / Pantanal

Leia mais

2019

"Resgate"

Enquadramento perfeito de cena dramtica obtm resultado plstico bonito e de impacto.

Leia mais

2018

"Guerreiros do Rio"

Plasticamente bonita, a foto feita pelo reprter tem movimento e dramaticidade nas cores.

Leia mais

Avener Prado/FolhapressTitulo

2017

"Investigao Ibama"

Alm da bela composio visual, a foto, que retrata um ndio garimpeiro ilegal sendo contido por funcionrio do Ibama em terra indgena Mundurucu (sudoeste do Par), mostra as contradies da fiscalizao e da ocupao da Amaznia

Leia mais

2016

"Covardes"

A foto consegue transportar para o clima em que foi feita. Mostra presena de esprito e firmeza numa ao que teve consequncias.

Leia mais

2015

"Enrolada"

Imagem que flagra Dilma Rousseff com dificuldades para colocar a faixa presidencial acabou se tornando premonitria dos problemas que ela vem enfrentando no incio do segundo mandado.

Leia mais

2014

"Polcia hasteia bandeira na favela"

A posio buscada pelo fotgrafo resultou em uma imagem singular, que registra o factual –a chegada da tropa da UPP–, mas traz para o primeiro plano o cotidiano de uma moradora da favela.

Leia mais

Marlene Bergamo/FolhapressTitulo

2013

"Julgamento do mensalo"

Jos Dirceu assiste sesso do STF, com ministro Celso de Mello, que falta votar, na tela da TV.

Leia mais

2012

"Dilma diante da 'Medusa Mortola'"

O fotgrafo Srgio Lima, da sucursal da Folha em Braslia, foi premiado pela imagem da presidente da Repblica, Dilma Rousseff, admirando o quadro "Medusa Mortola", do italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, um de seus pintores favoritos, em exposio no Palcio do Planalto

Leia mais

2011

"Guerra dos Dedos"

Em "Guerra dos Dedos", o reprter-fotogrfico Fabio Braga conseguiu retratar a tenso ocorrida entre manifestantes e pedestres durante protesto realizado s 16h na avenida Paulista contra a presena de policiais militares na Cidade Universitria, em novembro de 2011. O ato provocou 1,8 km de congestionamento na regio, segundo a CET.

Leia mais

2010

"Ferreira Gullar, o poeta aos 80 anos"

Com o retrato sem rosto de Ferreira Gullar, publicado na Serafina em 29 de agosto de 2010, durante entrevista no apartamento do poeta, no Rio, Murillo Meirelles recebeu o Prmio Folha de Fotografia.

Leia mais

2009

"No Brasil, Cristo teria que se aliar a Judas, diz Lula"

A imagem premiada em 2009 foi a do presidente Lula, registrada por Alan Marques, durante a entrevista em que disse que nenhum dos vencedores da eleio de 2010 poderia fazer um governo fora da realidade poltica e que, no Brasil, at "Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizo"

Leia mais

2008

"No cho"

O fotgrafo Caio Guatelli foi premiado por ter flagrado a expresso do ginasta Diego Hyplito, at ento favorito para ganhar medalha de ouro nos Jogos Olmpicos de Pequim, no momento em que sofreu uma queda no final de sua apresentao na deciso do solo

Leia mais

2007

"Contra a parede"

Marlene Bergamo venceu com a imagem da menina L. -que ficou detida numa cela com mais de 30 homens por 26 dias em Abaetuba (130 km de Belm)- amparada por sua me e por sua madrasta, em novembro de 2007

Leia mais

2006

"Flagrante no centro"

O fotgrafo Fernando Donasci venceu com o flagrante de um guarda-civil metropolitano ajudando um menino de rua a esquentar cola no centro da cidade de So Paulo.

Leia mais

2005

"Tristes Trpicos, 50 Anos"

Fernando Donasci foi o premiado com o conjunto de imagens "Tristes Trpicos, 50 anos", publicado em 22 de maio de 2005 no caderno Mais!. As fotos mostram a vida dos ndios nambiquaras 50 anos depois da visita do antroplogo Claude Lvi-Strauss aldeia, que deu origem ao livro "Tristes Trpicos", publicado em 1955.

Leia mais

2004

"Enterro"

Antonio Gaudrio voltou a ser premiado com a foto publicada na Primeira Pgina da Folha, em 24 de abril de 2004, em que mostra os corpos de 8 dos 29 garimpeiros mortos em conflito com ndios cintas-largas enterrados em vala comum no cemitrio de Espigo d'Oeste (RO).

Leia mais

2003

"Foto revela quem matou fotgrafo"

  • Autores: Andr Porto
  • Data: 24 de Julho de 2003
  • Editoria: Primeira Pgina/Agora So Paulo e Primeira Pgina/Folha de S.Paulo

Flagrante feito por Andr Porto logo aps o tiro que matou o fotgrafo Luis Antonio da Costa, o La Costa, da revista "poca", em frente ao acampamento do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), em So Bernardo do Campo, mostra homem com arma na mo.

Leia mais

2002

"Brincadeira de Guerra"

Publicada em 11 de setembro de 2002, em Cotidiano, a foto "Brincadeira de Guerra", da carioca Ana Carolina Fernandes, flagrou crianas do Morro do Querosene (RJ) depois de um tiroteio. Meninos e meninas escreviam no cho, com cartuchos de fuzil, a sigla da faco criminosa Terceiro Comando.

Leia mais

2001

"Lder estudantil tira a roupa em frente ao Congresso Nacional"

Beto Barata retratou, em junho de 2001, a lder estudantil e ento presidente da Ubes, Carla dos Santos, durante manifestao pr-CPI da corrupo em frente ao Congresso Nacional, em Braslia. Ela desfilou com a inscrio "Fora FHC" pintada em guache nas ndegas.

Leia mais

2000

"Pena de Morte" / "Rodrigueanas"

  • Autores: Luiz Bittencourt / Ana Carolina Fernandes
  • Data: 13 de Junho de 2000
  • Editoria: Primeira Pgina/Folha de S.Paulo

Luiz Bittencourt recebeu o prmio pela ltima foto de Sandro do Nascimento com vida -ele foi capturado aps manter como refns passageiros de um nibus no Rio-, tirada em 12 de junho. J Ana Carolina Fernandes foi premiada pela foto, publicada em 26 de novembro, de alunas da ltima turma do Instituto de Educao do Rio de Janeiro, as normalistas que foram personagens de crnicas de Nelson Rodrigues.

Leia mais

1999

"Garimpeiros do lixo" / "FHC e Malan assistem a desfile de 7 de setembro"

  • Autores: Moacyr Lopes Junior / Lula Marques
  • Data: 08 de Agosto de 1999
  • Editoria: Primeira Pgina/Folha de S.Paulo

Dois profissionais foram premiados: Moacyr Lopes Junior e Lula Marques. O primeiro foi a So Vicente (SP), em agosto de 1999, e retratou pessoas penduradas num caminho de lixo, espera de alimentos de validade vencida. J o segundo trouxe, durante o desfile de 7 de setembro em Braslia, um perfil inusitado do ento ministro da Fazenda, Pedro Malan, revelando-o, em lugar dos cabelos bem penteados e da elegncia no olhar, descabelado e carrancudo.

Leia mais

1998

"Miragem"

A fotografia de Antnio Gaudrio, tirada na vspera do Rveillon de 1998, mostra a lentido do fluxo de veculos na rodovia dos Imigrantes, tendo ao fundo um cartaz da Sabesp, que trazia a imagem de uma praia.

Leia mais

1997

"Socorro, Polcia"

O reprter Moacyr Lopes Jr. registrou dois PMs agredindo menores de rua na regio central da capital paulista. A srie de fotos foi publicada na Primeira Pgina da Folha e em jornais do exterior. Por este trabalho, Lopes Jr. tambm recebeu um prmio do governo espanhol.

Leia mais

1996

"PC no IML"

O reprter-fotogrfico Juca Varella conseguiu uma foto exclusiva do corpo do empresrio Paulo Csar Farias no IML de Macei (AL), em meio a toda a imprensa concentrada no local. A imagem foi publicada na Primeira Pgina da Folha em 24 de junho de 96.

Leia mais

1995

"So Paulo de Patins" / "Tentativa de Assalto"

  • Autores: Antnio Gaudrio / Ormuzd Alves
  • Data: 16 de Abril de 1995
  • Editoria: Cotidiano/Folha de S.Paulo

O empate dos fotgrafos Antnio Gaudrio e Ormuzd Alves ilustra os dois tipos de fotojornalismo. O flagrante, quando a ao de um fato registrada na hora, e o retrato, a foto que requer uma produo. A foto produzida -de patinadores no parque Ibirapuera- foi feita por Gaudrio, publicada em 16 de abril de 95. J o flagrante -um assalto num semforo no centro de So Paulo- foi de autoria de fotgrafo Ormuzd Alves, em 27 de dezembro do mesmo ano.

Leia mais

1994

"Dia de Terror"

Fotgrafo retratou o medo e a dor de pai e filho que foram envolvidos em briga de torcedores na partida entre Guarani e Corinthians, em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro de 1994, quando pelo menos 30 pessoas ficaram feridas

Leia mais

1993

"Ptria Armada"

Na tarde de 14 de outubro de 93, a reprter-fotogrfica Luciana Whitaker acompanhou "blitz" da Polcia Militar na favela Roquete Pinto, em Ramos (zona norte do Rio de Janeiro), onde pela manh grupos de traficantes rivais haviam travado intenso tiroteio, e conseguiu registrar o exato momento em que um soldado do Bope (Batalho de Operaes Especiais) da PM para antes de prosseguir a busca na favela.

Leia mais

 

Publicidade

Publicidade