Arquitetura de teatros paulistanos se destaca em meio à programação de peças

O teatro paulistano não é feito apenas de boas programações. Para quem gosta de arquitetura, vale a pena chegar um pouco antes da sessão e conferir os espaços onde as peças são apresentadas.

Um dos mais emblemáticos é o Teatro Oficina, cujo atual projeto foi desenhado nos anos 1980 por Lina Bo Bardi —a arquiteta responsável por Masp e Sesc Pompeia.

Todo em tijolos, o Oficina tem como destaque os janelões laterais, que deixam entrar luz natural e são contornados por um jardim. O palco é um extenso corredor no térreo, margeado por galerias tubulares. Nelas, há uma estrutura de andaime em três níveis, onde é alocado o público.

Assim, não há uma clara divisão entre espaço cênico e plateia, e tudo pode servir de palco para os artistas. Tanto que os próprios andaimes são modulares, podendo ser retirados a depender do que é encenado. Já o telhado é parcialmente retrátil, descortinando o céu.

Não à toa, há quatro anos o edifício no bairro do Bexiga foi eleito pelo jornal britânico The Guardian como o melhor teatro do mundo. "O Oficina tem visibilidade difícil, assentos desconfortáveis e um formato muito diferente dos teatros tradicionais, e por isso mesmo é muito mais intenso", escreveu a publicação.

Até 10 de fevereiro, o grupo do diretor Zé Celso Martinez Corrêa apresenta no espaço o espetáculo "Roda Viva", remontagem do clássico de Chico Buarque. O Municipal e o Ágora, entre outros, também são teatros para amantes de arquitetura ficarem de olho na capital.

*

Teatro Oficina. R. Jaceguai, 520, Bexiga, tel. 3106-2818. "Roda Viva": sex. e sáb., às 20h. Dom., às 19h. Até 10/2. Ingr.: R$ 5 a R$ 60. 18 anos.

Teatro de Contêiner Mugunzá. É todo feito de 11 contêineres, com janelas de vidro, à vista dos passantes. R. dos Gusmões, 43, Santa Efigênia, tel. 97632-7852.

Oficina Cultural Oswald de Andrade. Em estilo neoclássico, tem amplos corredores e espaços ajardinados. R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-2662.

Ágora. Tem um clima de casa, com salas e jardins aconchegantes. R. Rui Barbosa, 672, Bela Vista, tel. 3284-0290.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Últimas

  1. 19/01/2019
    1. Parque da Juventude e CTN são opções de passeios na zona norte de São Paulo

      CTN Dá para provar autênticas receitas no Centro de Tradições Nordestinas, que tem até festival gastronômico. Também sedia shows de pagode e sertanejo.

    2. Veja bares e restaurantes imperdíveis para conhecer na zona norte de São Paulo

      FRANGÓ Difícil saber quem atrai mais clientes para o tradicional boteco: a vasta carta de cervejas artesanais, com 500 rótulos de 18 países, ou as famosas coxinhas de frango com Catupiry. EXPERIMENTE Nascido rotisseria, o bar ainda serve o frango na brasa original, com tempero da família do fundador.

    3. Fervilhante, quadrilátero da República concentra novos restaurantes e bares

      Renovada, a agora fervilhante região da República vem recebendo novos bares, restaurantes e cafés. Confira alguns deles.

    4. De aquário à antiga casa de Lina Bo Bardi, confira passeios na zona sul

      AQUÁRIO DE SÃO PAULO Tem 15 mil m² e cerca de 60 aquários com 4 milhões de litros d'água. Além de peixes e tubarões, o local abriga cobras, coalas e até ursos polares. tchibum Até 31/1, sereias mergulham nos tanques.

    5. Cinema de luxo e teatros grandiosos agitam a zona sul de São Paulo

      CINEMATECA BRASILEIRA Nasceu em 1940 como um clube de cinema e ocupa um edifício histórico, tombado em 1988. FEBRE DE CINEMA Sedia mostras e sessões especiais.

    6. Croissant, café e torta estão na seleção de quitutes da zona oeste de São Paulo

      guloseimas

    7. De japonês a italiano, veja novos restaurantes na zona oeste de São Paulo

      ÂNIMA MEA Jeovane Godoy saiu do Cór para comandar a casa, centrada em carnes dry aged. Ali, os cortes são pedidos por peso -com guarnições como arroz de chorizo.

    8. Galerias, teatros, cinemas de arte, casas de show: o que fazer na zona oeste de SP

      MUSEUS E GALERIAS

    9. Bares e restaurantes premiados estão entre as opções para comer e beber na zona oeste paulistana

      gastronomia

    10. Conheça o maître do Terraço Itália, restaurante dono da vista mais arrebatadora do centro de São Paulo

      Mezzo perplexidade, mezzo curiosidade. Foi mais ou menos assim o sentimento que tomou conta de Osmar Jesus da Silva quando, ainda rapaz, viu uma lagosta pela primeira vez.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade