Conheça o maître do Terraço Itália, restaurante dono da vista mais arrebatadora do centro de São Paulo

Mezzo perplexidade, mezzo curiosidade. Foi mais ou menos assim o sentimento que tomou conta de Osmar Jesus da Silva quando, ainda rapaz, viu uma lagosta pela primeira vez.

Logo tratou de sacar uma máquina fotográfica para tirar fotos. No dia seguinte, revelou as imagens e enviou-as para amigos e familiares de sua terra natal, Riolândia, interior paulista.

Keiny Andrade/Folhapress
O engenheiro Rodrigo Mancuso, 41, no seu apartamento na Vila Mariana
Osmar Jesus da Silva, maître do Terraço Itália

Outro espanto, este acompanhado de um ligeiro, porém sincero, mal-estar: um grupo de comensais do restaurante se deliciava com um prato de escargots.

A visão foi impressionante para o jovem, que logo se recordou dos caramujos que surgiam na roça depois da chuva.

Hoje, aos 63 anos de idade, dá risada ao trazer à tona as lembranças de seus primeiros dias de trabalho no Terraço Itália. Dez dias antes de completar 19 anos, em 19 de agosto de 1974, ele foi contratado.

"Naquela época, os clientes vinham de terno ao restaurante, lembra. "Cheguei em São Paulo com apenas três trocas de roupa", diz. No novo ambiente de trabalho, começou pelo básico: secava pratos, polia a prataria.

Trabalhou como cumim e garçom. Ganhou uma promoção para chefe de fila e, finalmente, maître -é o responsável pela casa durante o dia.

Com a ascensão e os muitos anos de experiência, aprendeu a interpretar o comportamento da clientela: "Há aqueles que querem distância; outros preferem que você sempre por perto e querem conversar.

Conforme o tempo foi passando - afinal, são 44 anos de casa -, desenvolvi certa sensibilidade. Dez minutos de conversa, eu já percebo como devo me comportar", diz orgulhoso.

Acostumado a uma clientela que vai de empresários e banqueiros a turistas, Osmar costuma causar boa impressão quando sugere que experimentem o filé com molho de trufas negras servido com risoto à parmigiana (R$ 148).

"Sou caipira carnívoro!", diz, dando a entender que talvez não tenha ainda se reconciliado completamente com as lagostas e os caracóis.

Av. Ipiranga, 344, 41º e 42º andares, República, tel. 2189-292

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Últimas

  1. 19/01/2019
    1. Parque da Juventude e CTN são opções de passeios na zona norte de São Paulo

      CTN Dá para provar autênticas receitas no Centro de Tradições Nordestinas, que tem até festival gastronômico. Também sedia shows de pagode e sertanejo.

    2. Veja bares e restaurantes imperdíveis para conhecer na zona norte de São Paulo

      FRANGÓ Difícil saber quem atrai mais clientes para o tradicional boteco: a vasta carta de cervejas artesanais, com 500 rótulos de 18 países, ou as famosas coxinhas de frango com Catupiry. EXPERIMENTE Nascido rotisseria, o bar ainda serve o frango na brasa original, com tempero da família do fundador.

    3. Fervilhante, quadrilátero da República concentra novos restaurantes e bares

      Renovada, a agora fervilhante região da República vem recebendo novos bares, restaurantes e cafés. Confira alguns deles.

    4. De aquário à antiga casa de Lina Bo Bardi, confira passeios na zona sul

      AQUÁRIO DE SÃO PAULO Tem 15 mil m² e cerca de 60 aquários com 4 milhões de litros d'água. Além de peixes e tubarões, o local abriga cobras, coalas e até ursos polares. tchibum Até 31/1, sereias mergulham nos tanques.

    5. Cinema de luxo e teatros grandiosos agitam a zona sul de São Paulo

      CINEMATECA BRASILEIRA Nasceu em 1940 como um clube de cinema e ocupa um edifício histórico, tombado em 1988. FEBRE DE CINEMA Sedia mostras e sessões especiais.

    6. Croissant, café e torta estão na seleção de quitutes da zona oeste de São Paulo

      guloseimas

    7. De japonês a italiano, veja novos restaurantes na zona oeste de São Paulo

      ÂNIMA MEA Jeovane Godoy saiu do Cór para comandar a casa, centrada em carnes dry aged. Ali, os cortes são pedidos por peso -com guarnições como arroz de chorizo.

    8. Galerias, teatros, cinemas de arte, casas de show: o que fazer na zona oeste de SP

      MUSEUS E GALERIAS

    9. Bares e restaurantes premiados estão entre as opções para comer e beber na zona oeste paulistana

      gastronomia

    10. Conheça o maître do Terraço Itália, restaurante dono da vista mais arrebatadora do centro de São Paulo

      Mezzo perplexidade, mezzo curiosidade. Foi mais ou menos assim o sentimento que tomou conta de Osmar Jesus da Silva quando, ainda rapaz, viu uma lagosta pela primeira vez.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade