Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2012 - 14h14

Palestina enviará quatro atletas aos Jogos de Londres

Publicidade

DA REUTERS

O corredor Bahaa al Farra prepara-se para a Olimpíada de Londres desviando dos buracos deixados nas ruas de Gaza por vários anos de conflito entre palestinos e israelenses.

O atleta de 19 anos treina durante três horas diárias no estádio Yarmouk, nas ruas de terra e na praia, usando tênis surrados que foram doados pelo Qatar ao Comitê Olímpico Palestino.

Os atletas palestinos se queixam da escassez de apoio financeiro interno e da falta de equipamentos e treinadores, que seriam cruciais para lapidar jovens talentos. Mas só competir em Londres já é a realização de um sonho nacional.

Abed Omar Qusini - 10.fev.12/Reuters
A corredora palestina Worood Maslaha se ajeita antes de começar a treinar na Cisjordânia
A corredora palestina Worood Maslaha se ajeita antes de começar a treinar na Cisjordânia

A Faixa de Gaza é um território litorâneo governado desde 2007 pelo grupo Hamas, atualmente em processo de reconciliação com a facção Fatah, que domina a Cisjordânia.

Em 2007, o Hamas expulsou a Fatah, do presidente palestino apoiado pelo ocidente Mahmoud Abbas, de Gaza após uma breve e sangrenta guerra civil que dividiu a sociedade palestina, mas as duas facções estão atualmente em um processo de reconciliação.

Israel trata a Faixa de Gaza como território hostil e, junto com o restrito controle de fronteira feito pelo Egito, as importações são limitadas. Israel proíbe a maioria das viagens através de sua fronteira alegando que o Hamas e outros militantes que defendem o fim do Estado judeu lançam ataques contra cidades israelenses a partir de Gaza.

HISTÓRIA OLÍMPICA

A bandeira palestina esteve presente pela primeira vez numa Olimpíada nos Jogos de Atlanta, em 1996, quando um competidor participou. Em Sydney 2000, foram dois atletas, e três estiveram em Atenas-2004. Todos foram ovacionados em sua apresentação, simplesmente por estarem lá.

Mohammed Salem - 30.jan.12/Reuters
O corredor Bahaa al-Farra treina em praia de Gaza
O corredor Bahaa al-Farra treina em praia de Gaza

Quatro atletas estiveram em Pequim há quatro anos --dois nadadores e dois no atletismo-- mas, como na Olimpíada anterior, eles não chegaram lá com índices olímpicos, mas sim através de convites.

Quatro palestinos também estarão em Londres. Junto com Farra irão o nadador que vive no Cairo Ahmed Jabreel e duas mulheres que vivem na Cisjordânia, a nadadora Sabeen Kharyoon, de Belém, e a corredora Worood Maslaha, de Nablus.

Hani al-Halabi, de Jerusalém Oriental e que será o chefe da delegação palestina, disse que a equipe olímpica do país representa todos os palestinos, independentemente de onde vivam.

A Olimpíada de Londres começará dia 27 de julho e irá até 12 de agosto.

+ CANAIS

+ ESPORTES

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página