Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2012 - 14h48

Messi termina com Chuteira de Ouro e artilharia na Champions

Publicidade

SANDRO MACEDO
ENVIADO ESPECIAL A MUNIQUE

Atualizado às 15h05.

Única ameaça, Mario Gomez falhou na decisão da Copa dos Campeões entre Bayern e Chelsea. O alemão marcou apenas na cobrança alternada de pênaltis, que acabou com vitória dos ingleses por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Assim, com 14 gols, Messi termina mais uma vez a competição como principal artilheiro, com dois gols a mais que o atacante do Bayern.

Lluis Gene - 02.mai.12/France Presse
O atacante argentino Lionel Messi comemora um gol pelo Barcelona
O atacante argentino Lionel Messi comemora um gol pelo Barcelona

Um prêmio de consolação ao argentino do Barcelona, eliminado em pleno Camp Nou pelo mesmo Chelsea, que ficou com o título na Allianz Arena. No jogo que terminou com o placar em 2 a 2 (os ingleses venceram a ida por 1 a 0), Messi perdeu um pênalti.

É a quarta edição seguida da Copa dos Campeões que tem o camisa 10 do Barcelona como artilheiro. Nesta edição, Messi também estabeleceu um novo recorde ao marcar cinco gols em uma partida (no 7 a 1 contra o Bayer Leverkusen). E também igualou a maior marca em uma única temporada: Mazzola fez os mesmos 14 gols pelo Milan, na temporada 1962/63.

ESPANHOL

Messi também foi premiado com a Chuteira de Ouro pelos 50 gols marcados no Espanhol nesta temporada. O prêmio é oferecido pela Uefa (entidade que controla o futebol na Europa) e considera apenas os nacionais.

Ele já tinha conquistado o prêmio na temporada 2009/10, quando marcou 34 gols. Dessa vez ele bateu o recorde de tentos. Foi seguido pelo atacante português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, com 46 gols.

O argentino disputou 37 jogos pelo Barcelona no Espanhol.

O terceiro colocado do prêmio Chuteira de Ouro joga no futebol inglês. Foi o atacante holandês Robin van Persie, do Arsenal, com 30 gols. O quarto lugar ficou com o holandês Klass-Jan Huntelaar, com 29 gols pelo Schalke no Alemão. E o quinto com o sueco Zlatan Ibrahimovic, 28 tentos pelo Milan no Italiano.

O prêmio não leva em conta apenas o número de gols de cada atleta, mas sim os pontos de acordo com o campeonato disputado. Os cinco primeiros países no ranking da Uefa (Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra) multiplicam a quantidade de gols por dois. É uma forma de compensar a diferença técnica com outras ligas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página