Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2012 - 14h41

Ministro se irrita com menção a 'chute no traseiro' e cita problemas de Londres

Publicidade

DANIEL CASSOL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, citou problemas ocorridos na Olimpíada de Londres para dizer que eventuais falhas na preparação brasileira para a Copa do Mundo-2014 não impedirão o sucesso do evento. O ministro acompanhou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante visita ao estádio Beira-Rio nesta quarta-feira, em Porto Alegre.

Durante entrevista à imprensa, Aldo Rebelo demonstrou irritação com uma pergunta sobre a polêmica desencadeada, em março deste ano, com a afirmação de Valcke de que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" para acelerar as obras para a Copa.

Jefferson Bernardes/AFP
O ministro Aldo Rebelo (segundo à esq.) e Jérôme Valcke (centro) visitam as obras no Beira-Rio
O ministro Aldo Rebelo (segundo à esq.) e Jérôme Valcke (centro) visitam as obras no Beira-Rio

"Como essa questão foi superada, que se dê por superada. Não há nenhuma razão de reconstituí-la no momento em que o governo e a Fifa visitam Porto Alegre. Qualquer evento de grande repercussão provoca opiniões diferentes, e os responsáveis pela organização têm o dever de superá-las", disse Rebelo.

Para demonstrar que grandes eventos como a Copa do Mundo não estão livres de problemas, Aldo Rebelo mencionou os Jogos Olímpicos de Londres, realizados de julho a agosto deste ano. O ministro citou extravios de bagagens, problemas no trânsito, dificuldades nas telecomunicações e até o assalto sofrido em Londres pelo presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes.

"O presidente da Autoridade Olímpica foi assaltado. Deixei de dar várias entrevistas porque o trânsito atrapalhou a chegada dos jornalistas. Apesar de tudo isso, a Olimpíada de Londres foi um grande êxito e não deixou de acontecer por causa desses problemas", declarou o ministro.

"A diferença é construir uma imagem a partir do que deu certo, do que a partir do que pode dar errado", disse.

CRITÉRIOS TÉCNICOS

Valcke afirmou que a decisão sobre o número de cidades sede para a Copa das Confederações será tomada na primeira semana de novembro, a partir de um critério técnico. O dirigente da Fifa evitou comentar diretamente os problemas de Recife e declarou que a capital pernambucana permanece na lista das sedes para a competição do ano que vem.

"O que eu disse ontem [terça] é que alguns dos estádios não estavam prontos, mas nunca falei de Recife. Recife está na lista de cidades-sede, teve prazos para melhorar, e a decisão será tomada na primeira semana de novembro", disse Valcke.

A Fifa estabeleceu esse prazo para a definição das cidades-sede para começar a venda de ingressos para a Copa das Confederações. Até o momento, são seis as cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Devido ao atraso na construção da Arena Pernambuco, não está descartada a exclusão de Recife da competição preparatória para a Copa do Mundo.

"Não é que a Fifa não queira Recife ou qualquer outra cidade, é uma questão de bilheteria. Temos que iniciar a venda de ingressos em tempo para a Copa das Confederações e é preciso que o número de cidades-sede esteja definido. Temos um time de técnicos que nos diz se há problemas aqui ou ali e confiamos neles. A decisão será tomada entre o COL e a Fifa, com base em um relatório técnico, na primeira semana de novembro", afirmou Valcke.

O número 2 da Fifa esteve em Porto Alegre depois de visitar Belo Horizonte, ontem. Foi a primeira vez que Valcke vistoriou a reforma do Beira-Rio, cujo prazo de conclusão é dezembro de 2013. De acordo com o Internacional, as obras estão 40% concluídas.

Depois de uma reunião com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, com o vice-governador Beto Grill e com o presidente do Internacional, Giovani Luigi, Valcke caminhou pelas áreas internas e pelo gramado do Beira-Rio, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Valcke elogiou o andamento da reforma e das obras do entorno do estádio. "A Fifa não tem preocupações específicas com relação à Porto Alegre. Temos a confiança de que o cronograma será cumprido", destacou.

Valcke disse não ver problemas no fato de o Internacional seguir mandando seus jogos pelo Campeonato Brasileiro no estádio em reformas. O Beira-Rio recebe a partida entre Inter e Figueirense às 19h30 de hoje.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página