Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2013 - 14h56

Após um ano de suspensão por tragédia, Campeonato Egípcio é retomado

Publicidade

DA EFE

Apesar de toda crise política que o Egito enfrenta, o campeonato nacional de futebol está de volta um ano após ter sido suspenso devido à morte de 74 pessoas em uma partida na cidade de Port Said entre o time local, Al Masry, e o Al Ahly.

O primeiro duelo desta temporada ocorreu às 16h local (12h de Brasília). O Al Ahly venceu o Ghazl al Mahala por 1 a 0, no estádio 30 de Junho, em Cairo, local construído pela Defesa Aérea.

Entretanto, o jogo foi disputado com portões fechados por motivos de segurança.

Antes de o duelo ter início, houve um minuto de silêncio em memória das vítimas do massacre de Port Said, que completou um ano nesta sexta-feira. O gesto ocorrerá em todos os jogos do fim de semana.

Ainda neste sábado, às 15h30 (de Brasília), o Zamalek, também do Cairo joga contra o Al Ittihad, de Alexandria.

O torneio do Egito possui 18 equipes. O Al Masry não participa da competição já que em julho de 2012 anunciou sua desistência em respeito às vítimas da tragédia.

Em 30 de dezembro do ano passado, a Federação Egípcia de Futebol divulgou que o Ministério do Interior deu o aval para que os jogos fossem retomados. Porém, isso somente ocorreria se as disputas fossem realizadas sem público e em estádios em dependências das Forças Armadas.

CONFRONTOS

Há uma semana, um tribunal penal recomendou a pena de morte para 21 acusados do massacre, em uma decisão que desencadeou conflitos entre manifestantes e a polícia em Port Said, nos quais mais de 30 pessoas morreram.

O presidente do tribunal ordenou a transferência dos processos dos 21 acusados ao mufti, máxima autoridade religiosa do país, para que ele dite sua opinião sobre as execuções. A sentença será divulgada no dia 9 de março.

No início deste ano, torcedores do Al Masry e do Al Ahly, equipes do Egito, voltaram a se enfrentar. Segundo a agência de notícias estatal "Mena", os confrontos tiveram início após alguns estudantes terem pendurado cartazes do Al Ahly, clube do Cairo, em janelas de seus alojamentos no campus universitário.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página