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11/04/2013 - 20h59

Flamengo tem dívida de R$ 750,7 milhões, diz presidente do clube

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DO RIO

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, anunciou na noite desta quinta-feira que a dívida do clube é de R$ 750, 7 milhões.

Só de impostos o clube carioca deve R$ 394 milhões. Deste total, R$ 86,7 milhões foram dívidas acumuladas durante a gestão da presidente Patrícia Amorim, encerrada no ano passado.

As dívidas trabalhistas e pagamentos judiciais somam R$ 184 milhões.

"Este é o retrato que temos do clube. A situação é complicada. Mas nada é impossível para quem tem 40 milhões de torcedores", afirmou o vice-presidente de finanças, Rodrigo Tostes.

A auditoria nas contas do clube foi feita pela Ernst & Young. A empresa foi contratada pela nova diretoria do clube, que está há três meses no poder.

"O importante é que o departamento financeiro trabalha em dois pilares: redução de despesas e processo. A dívida de 750 milhões é pagável, mas não num curto prazo. Aproximadamente 40 milhões foram parcelados e renegociados para adiante", disse Tostes.

No levantamento feito pela auditoria, a nova diretoria descobriu que o clube é réu em cerca de 500 ações trabalhistas e em 180 ações cíveis. Só em ações cíveis, o clube estima gastar R$ 98 milhões.

A meta do departamento jurídico é reduzir para menos de 200 as ações trabalhistas
"Encontramos uma fragilidade absurda nas execuções fiscais contra o clube, as penhoras. Não havia estratégia de estancamento dessa sangria.Além disso, o Flamengo dispensava seus empregados e não pagava as indenizações trabalhistas. Isso não vai mais acontecer", disse Flávio Willeman, vice-presidente jurídico do clube.

Para tentar acertar as contas, a diretoria aposta numa série de ações de marketing, além de cortes nos custos na gestão administrativa e esportiva.

O clube encerrou algumas modalidades, como a ginástica olímpica, e reduziu a verba do futebol.

Até dezembro, o Flamengo pretende lançar um ambicioso programa de licenciamento de produtos e contar com um dos três maiores programas de sócio-torcedor do Brasil.

O clube também negocia com novos patrocinadores.

"Estamos em negociação com três potenciais patrocinadores. Se fecharmos com dois deles, vamos conseguir R$ 80 milhões/ano. A camisa do Flamengo será a mais valorizada em patrocínios no Brasil em menos de seis, sete meses de gestão. Seguramente, até o fim do ano, devemos ser o maior da América Latina", afirmou o vice-presidente de marketing do Flamengo, Eduardo Baptista.

Apesar da fraca campanha do time no Estadual, o presidente prometeu uma equipe "competitiva" para o Campeonato Brasileiro. Ele anunciou que o clube vai contratar cinco reforços até o próximo mês.

"Não será nada parecido com Neymar, Kaká, Cristiano Ronaldo. Mas será um time competitivo", disse Bandeira de Mello.

 

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