Novo prefeito quer renovar GP Brasil em SP até 2020
O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, tem intenção de renovar o contrato do GP Brasil, segundo a Folha apurou. O pré-requisito para o início da negociação para manter a prova no município até 2020, ou possivelmente até 2022, é a reforma do paddock.
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O prefeito Gilberto Kassab e Haddad têm presença confirmada em Interlagos neste domingo. Havia a expectativa de que hoje os políticos se reunissem com Bernie Ecclestone, homem-forte da FOM (Formula One Management).
Mas tal encontro não havia sido confirmado até esta sexta-feira. Como os prefeitos estariam chegando de viagem, é possível que nenhum deles estivesse em condições para uma reunião. Na pauta, a renovação contratual e a reforma.
O contrato atual com São Paulo se estende até 2014.
Gabo Morales/Folhapress | ||
Nova área de escape do S do Senna no autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo |
Pessoas bem posicionadas na próxima administração paulistana argumentam que Haddad tem interesse em atrair ou, no caso, manter grandes eventos na cidade.
Apontam para sua viagem essa semana à Paris, onde defendeu a candidatura de São Paulo à Expo-2020 para dirigentes do Bureau Internacional de Exposições, órgão que regulamenta o evento.
A reforma --ou ampliação-- do paddock, antiga reivindicação das equipes que disputam o GP Brasil, estava prevista para estar concluída no ano que vem. Mas a operação foi suspensa por causa da troca de prefeitos.
"Todas as equipes vêm falando sobre isso, pré-requisito para a negociação. A área dos boxes está um pouco apertada, e tem a questão do espaço para armazenar os pneus", diz Claudia Ito, diretora-executiva do GP Brasil.
Mastrangelo Reino/Folhapress |
O prefeito eleito Haddad (à esquerda) conversa com o prefeito Kassab na embaixada brasileira em Paris |
"O Kassab se preocupou, desenhou o projeto [da reforma]. Mas, infelizmente, o projeto coincidiu com a fase final da campanha eleitoral. Se começarmos logo, já nos próximos meses, em dois anos, dá tempo de concluir."
Apesar da intenção inicial de manter o GP em São Paulo, o estafe de Haddad alerta que não há pressa, que o assunto provavelmente já deve ser analisado na semana que vem, mas que é necessário olhar o que precisa ser feito, além do custo da reforma.
A principal herança de Kassab em Interlagos, em termos de infraestrutura, será o camarote VIP da prefeitura, concluído neste ano. Era uma necessidade, segundo argumentou Kassab, sob uma perspectiva corporativa.
A instalação, luxuosa, conta com dois pavimentos. O primeiro tem capacidade para 600 pessoas, sofás, mesas e uma visão panorâmica, e escritório para autoridades.
O segundo contempla uma área aberta, sem serviço de bufê, especialmente planejado para "quem gosta de ouvir o barulho dos carros", ideal para acompanhar a prova.
CUSTO DE ATÉ R$ 400 MILHÕES
Projeções apontam que a reforma em Interlagos para adaptar o GP Brasil e atender os pré-requisitos que possibilitem a negociação de renovação da prova no município ficará orçada entre
R$ 300 milhões e R$ 400 milhões.
Somente as reformas previstas para os novos boxes, no paddock (além dos escritórios das equipes) e na curva da Reta Oposta consumiria cerca de R$ 120 milhões.
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