Atual campeão da Liga dos Campeões, Real busca repetir o Milan de 1990

Crédito: Daniel Ochoa de Olza/Associated Press Real Madrid's Cristiano Ronaldo, left, celebrates with Marcelo after scoring his side's third goal during the Champions League quarterfinal second leg soccer match between Real Madrid and Bayern Munich at Santiago Bernabeu stadium in Madrid, Spain, Tuesday April 18, 2017. (AP Photo/Daniel Ochoa de Olza) ORG XMIT: XAF169
Cristiano Ronaldo e Marcelo comemoram gol do Real Madrid contra o Bayern de Munique

ALEX SABINO
DE SÃO PAULO

A mística e o apelo mundial do Real Madrid foram construídos, em parte, pelas vitórias da Liga dos Campeões da Europa e sua antecessora, a Copa da Europa. São dez troféus. Ninguém ganhou tanto.

Atual campeão, a equipe espanhola pode conseguir neste ano o 12º título na competição de maneira especial. Desde que a competição foi renomeada para Liga dos Campeões (em 1992), nenhum clube a conquistou duas vezes seguidas. Nesta terça (2), às 15h45, o Real faz o clássico da capital espanhola contra o Atlético de Madri, pelas semifinais.

O último time a ganhar duas vezes consecutivas o principal torneio europeu foi o Milan, em 1989 e 1990. "Não vou pensar adiante. Temos de pensar apenas na partida de amanhã [terça] e tentar fazer as coisas bem até o final", desconversou o francês Zinedine Zidane, técnico do Real Madrid.

O Atlético é o anti Real. Sempre arruma um jeito de perder na hora decisiva do torneio. Quase sempre de forma dramática. Esta é a grande missão do argentino Diego "Cholo" Simeone no comando do time: dar à torcida mais sofrida de Madri o título sonhado.

Em 1974, o Atlético esteve a 30 segundos de ser campeão, mas levou um gol do Bayern de Munique (ALE) no último lance da prorrogação. Na partida de desempate, foi goleado por 4 a 0. Em 2014, sofreu o empate do Real Madrid a 20 segundos do final. Perdeu no tempo-extra.

No ano passado, caiu nos pênaltis diante do mesmo adversário local. "Tentaremos competir de acordo com o sonho que o torcedor do Atlético de Madri tem para esta partida. Eu estou ansioso, mas fico assim antes de cada partida de mata-mata. Não é novidade", disse Diego Simeone.

Para ele, a principal preocupação é não levar gols, já que acontecerá a partida de volta na quarta (10), no estádio Vicente Calderón. Zidane quer que o Real atue nesta terça como se a semifinal fosse disputada em jogo único.

Os possíveis principais adversários do atual campeão já estão eliminados. O Barcelona caiu diante da Juventus (ITA). O Bayern de Munique (ALE) foi batido pelo próprio Real Madrid.

NA OUTRA SEMI

Embora seja o maior campeão italiano, com 32 conquistas, a Juventus não está entre as grandes vencedoras da história da Liga dos Campeões. Ao contrário, tem a fama de se comprometer nas decisões. Apesar da tradição nacional, o clube tem apenas dois títulos no torneio europeu. O último deles, em 1996.

A Juventus enfrenta, na outra semifinal, o Monaco (FRA). Uma equipe com jogadores velozes e jovens e que se transformou na principal surpresa da competição nesta temporada. Mas não tem qualquer passado ganhador em copas continentais.

A melhor campanha do Monaco na Liga dos Campeões foi em 2004, quando chegou à decisão, mas perdeu para o Porto (POR) por 3 a 0. "Manter o título com nossa torcida é a prioridade. Somos o time a ser batido, mas temos confiança. Podemos ganhar de qualquer adversário", diz o lateral Carvajal, do Real Madrid.

Ao contrário do publicado originalmente, o Real Madrid está em busca do seu 12º título da Liga dos Campeões e não o 11º, como foi publicadom e o Monaco chegou à final do torneio em 2004. O texto foi corrigido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.