Uruguai revive rivalidade de mão única em clássico contra Argentina

Crédito: Miguel Rojo/AFP Argentina's football team player Lionel Messi (L) arrives at a hotel in Montevideo on August 30, 2017. Argentina will face Uruguay for the FIFA World Cup qualifiers on August 31, 2017. / AFP PHOTO / MIGUEL ROJO ORG XMIT: 1277
O argentino Lionel Messi chega a hotel em Montevidéu para partida contra o Uruguai

ALEX SABINO
ENVIADO ESPECIAL A MONTEVIDÉU

Em Montevidéu, pode acontecer. Se alguém falar muito parecido ou tiver maneirismos de argentino, ouvirá que está se "tinelizando".

"Tinelizar" –verbo inexistente na língua espanhola– é alusão a Marcelo Tinelli, celebridade da TV argentina, apresentador do programa "Bailando por um Sonho", também famoso no Uruguai. "Tinelizando" é uma crítica. Como qualquer comparação com a Argentina que sai da boca de um uruguaio na busca por afirmação em relação ao vizinho. Menos no futebol.

Uruguai e Argentina renovam a mais antiga rivalidade do futebol sul-americano nesta quinta (31), às 20h, no estádio Centenário, pelas eliminatórias da Copa de 2018. É no campo que os donos da casa têm oportunidade de mostrar sua superioridade.

"Ter mais títulos de Copa América (15 a 14) do que a Argentina é motivo de orgulho para o Uruguai", afirma o pesquisador Pablo Pérez de León, professor do Departamento de Psicologia Social e Organizacional da Universidade Católica do Uruguai.

Ele é autor de estudos sobre a identidade nacional. Em um deles, "Identidade, Atitudes e Estereótipos Nacionais e Supranacionais em uma Amostra Uruguaia", os cidadãos do país definiram os argentinos como "soberbos", "invejosos" e "exagerados".

"A Argentina é um país territorialmente muito maior do que o Uruguai. É no futebol que podemos ter relevância maior", completa de León.

O Uruguai tem 3,3 milhões de habitantes. Apenas a região metropolitana de Buenos Aires tem 12 milhões.

Os donos da casa têm a oportunidade de complicar a situação dos adversários por uma vaga ao Mundial na Rússia, em 2018. A Argentina está em quinto, com 22 pontos. Se perder, pode ser ultrapassada pelo Equador (que enfrenta o Brasil). Classificam-se os quatro melhores. O quinto disputa a repescagem.

"Em 1986, eles ficavam gritando uns com os outros, desesperados não porque estavam sendo eliminados, mas porque perdiam para a Argentina", conta o zagueiro argentino José Luis Brown, lembrando a vitória da sua seleção sobre o Uruguai nas oitavas de final da Copa de 1986.

"Sempre houve a rivalidade, claro, mas era muito mais direcionada por eles contra nós do que ao contrário. Achei um pouco exagerado", conclui o campeão mundial.

De León define a rivalidade como uma "síndrome do irmão menor", que tenta se distanciar e ser diferente do mais velho, mas não consegue, e se ressente disso.

"Se um argentino está no exterior e é chamado de uruguaio, não dá atenção. Se é ao contrário e acontece com um uruguaio, ele se ofende. Está sempre tentando se diferenciar", completa.

Há crianças em Montevidéu que começam a torcer por times argentinos, porque é isso o que veem na TV. Os programas de debate esportivo no Uruguai são argentinos.

O país vizinho também é um mercado vantajoso para os jogadores. Um time da segunda divisão argentina, pode pagar salários superiores aos da elite uruguaia.

O maior nome do futebol uruguaio no momento é o veterano meia Maxi Rodríguez, 36, contratado pelo Peñarol. Ganha US$ 70 mil mensais (R$ 221 mil), o maior salário do esporte no país.

HISTÓRICA

Com a bola nos pés, os dois países protagonizaram o primeiro jogo entre seleções fora do Reino Unido, em 1901.

Na final da Copa do Mundo de 1930, disputada no mesmo estádio Centenário que vai abrigar o jogo desta quinta-feira, o Uruguai venceu por 4 a 2 e foi campeão.

Alguns dos melhores momentos esportivos uruguaios foram neste clássico. A Argentina sediou duas vezeS A Copa América com Maradona ou Messi como astros da equipe. Foi eliminada em ambas pelo Uruguai, que acabou campeão em 1987 e 2011.

Na sociedade, a competição é mais antiga: vem desde o século 19, quando Buenos Aires e Montevidéu brigavam para ser o maior porto da América do Sul.

Passou a outros aspectos do cotidiano. Quem faz o melhor churrasco? Quem compõe os melhores tangos? Qual país prepara o mate com a água certa? Onde nasceu Carlos Gardel, o mais famoso cantor de tango da história?

"Comemos a mesma comida, ouvimos as mesmas músicas, temos características parecidas aos argentinos, mas queremos nos distanciar disso", finaliza De León.

SUÁREZ

O atacante Luis Suárez treinou entre os titulares do Uruguai nesta quarta-feira (30) e deve participar da partida.

Ele era dúvida por ter sofrido lesão no joelho direito em partida do Barcelona pela Supercopa da Espanha contra o Real Madrid, no último dia 16.

A notícia é boa para a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), assim como para as federações argentina e uruguaia. Com Suárez e Messi em campo, cartolas irão apresentar a candidatura dos dois países para sediarem em conjunto a Copa de 2030.

A ideia inicial é que os dois jogadores posem juntos para fotos lado a lado, o uruguaio com uma camisa com número 20 e o argentino, com a 30.

A escalação de Suárez tira dos ombros de Cavani o peso de carregar sozinho o ataque uruguaio e mantém o esquema tático do técnico Óscar Tabarez, com Rodríguez na armação.

Não será surpresa para Jorge Sampaoli. O técnico argentino estava convencido de que o camisa 9 do Barcelona jogaria e armou seus sistema de marcação pensando nisso.

A seleção argentina chegou a Montevidéu na tarde desta quarta e escolheu não fazer reconhecimento do gramado. O time seguiu direto para o seu hotel.

NA TV
Uruguai x Argentina
20h SporTV 2

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.