'O Brasil tem que vencer sendo o melhor', diz Tite sobre rivais na Copa

Crédito: Alexander Zemlianichenko/Associated Press Edu Gaspar (esq.), coordenador da seleção, e o técnico Tite após o sorteio dos grupos da Copa
Edu Gaspar (esq.), coordenador da seleção, e o técnico Tite após o sorteio dos grupos da Copa

ALEX SABINO
SÉRGIO RANGEL
ENVIADOS ESPECIAIS A MOSCOU

Logo após a definição dos adversários da seleção na primeira fase da Copa do Mundo, o técnico Tite afirmou que o Brasil tem que usar os primeiros jogos "para se consolidar e crescer" no torneio.

Suíça, Costa Rica e Sérvia foram sorteados no evento da Fifa para compor o Grupo E e enfrentar a equipe comandada por Tite no início do Mundial russo.

A estreia da única equipe pentacampeã acontecerá contra os suíços, no dia 17 de junho, em Rostov-do-Don.

Na sequência, o Brasil enfrentará a Costa Rica, em São Petersburgo, no dia 22 de junho. Cinco dias depois, o time fecha a sua participação na primeira fase diante da Sérvia, em Moscou.

"Independentemente da grandeza [do adversário], o Brasil tem que vencer sendo o melhor e o mais competente. Essa é uma marca minha", disse o treinador da seleção.

Tite não escondeu que desconhece o futebol dos três adversários da primeira fase do Mundial da Rússia.

"Temos a nossa área de inteligência que vai começar a trabalhar agora para me dar informações sobre os adversários. Não tenho condição de falar agora. Vou me aprofundar para falar melhor", disse o técnico da seleção.

Ao ser questionado sobre o grau de dificuldade do grupo, Tite disse que a preocupação dele é com a seleção.

"Volto a dizer. Essas são variáveis que não temos condições de controlar. Deixa eu gastar minha energia toda nas variáveis que eu posso controlar, naquilo que eu posso fazer. O que é?", indagou o técnico.

"O treinamento com qualidade, a logística que permita aos atletas evoluírem. É um grau de confiança importante. O fortalecimento e o crescimento da equipe. Essas variáveis eu posso controlar. As outras são da circunstância da competição", acrescentou Tite.

Neste sábado (2), o treinador vai começar uma turnê pela Rússia para visitar campos de treino e estádios.

A primeira escala de Tite será em Sochi, onde a seleção brasileira ficará se preparando durante o Mundial.

Na quinta-feira (30), a CBF confirmou a cidade à beira do mar Negro como sua base na Copa. A delegação ficará em um hotel que possui praia particular, ao lado do centro de treinamento. A CBF ainda vai montar uma sala de ginástica e um centro de recuperação no prédio.

Depois, Tite vai visitar São Petersburgo, Samara e Kazan, cidades em que a seleção brasileira pode jogar até a decisão do torneio.

RIVAIS EUROPEUS

Desde que assumiu o cargo de técnico do Brasil, Tite enfrentou somente uma equipe da Europa. Em novembro, a seleção brasileira empatou em 0 a 0 com a Inglaterra, em Londres.

Na Copa, os brasileiros terão dois adversários do continente na primeira fase.

Até agora, Tite coleciona 13 vitórias, três empates e uma derrota no cargo.

O treinador assistiu ao sorteio ao lado do coordenador da seleção, Edu Gaspar, e de Fernando Sarney, vice-presidente da CBF e integrante do conselho da Fifa, a instância máxima da entidade.

"Te confesso que tento abstrair a grandiosidade", afirmou o técnico da seleção brasileira, que foi um dos mais assediados na zona mista, espaço reservado pela Fifa para as entrevistas.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Chamada - Copa - Raio-x do Mundial

SUÍÇA

A estreia no Mundial de 2018 será no dia 17 de junho, às 15h de Brasília, contra a Suíça. O jogo será em Rostov-do-Don.

Vai ser a segunda vez que os dois países se enfrentam em um Mundial. A primeira vez que ocorreu este duelo foi na Copa de 1950, no Brasil.

A seleção brasileira empatou em 2 a 2 no Estádio do Pacaembu.

Nas eliminatórias para a Copa da Rússia, os suíços tiveram que jogar a repescagem contra a Irlanda do Norte.

A Suíça terminou empatada em pontos com Portugal. Foram nove vitórias e uma derrota.

COSTA RICA

A segunda partida do time dirigido por Tite será contra a Costa Rica, às 9h, pelo horário de Brasília. O jogo vai ocorrer no dia 22, em São Petersburgo.

Vai ser o terceiro duelo entre o Brasil e a Costa Rica em Copas.

Em 2002, na primeira fase, o time dirigido por Scolari, que seria campeão, ganhou por 5 a 2.

Em 1990, também na primeira fase, Brasil e Costa Rica se enfrentaram, e a seleção dirigida por Lazaroni ganhou por 1 a 0.

O time da Costa Rica fez uma eliminatória surpreendente, ficando só atrás do México. Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a seleção da América Central também foi a grande surpresa, ao sobreviver ao grupo da morte. Ela ficou em primeiro em uma chave que tinha Uruguai, Itália e Inglaterra.

SÉRVIA

A seleção fecha sua participação na primeira fase contra a Sérvia. No dia 27, às 15h, em Moscou.

O time da Sérvia fez uma excelente eliminatória. Terminou na primeira colocação do grupo D, com seis vitórias, três empates e uma derrota.

Veja a tabela completa

Crédito:
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.