Brasil e Alemanha encabeçam os grupos mais fortes do Mundial

Crédito: Bai Xueqi/Xinhua Palco do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018
Palco do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018

ALEX SABINO
SÉRGIO RANGEL
DOS ENVIADOS ESPECIAIS A MOSCOU

Resultados recentes das seleções de cada grupo da Copa do Mundo de 2018 e a história das Copas mostram que as chaves de Brasil e Alemanha são as mais fortes do torneio.

Levantamento feito pela Folha com números das 32 seleções que disputam o Mundial, mostram que tanto o Grupo E, do Brasil, quanto o F, da Alemanha, apesar de terem os cabeças de chave como francos favoritos, são aqueles que contam com seleções com mais tradição na Copa ou bons resultados nas eliminatórias.

A seleção brasileira jogará a primeira fase do Mundial com Suíça, Costa Rica e Sérvia. Já a Alemanha, encara México, Suécia e Coreia do Sul.

A Copa de 2018 não terá um "grupo da morte". O sorteio das chaves realizado em Moscou nesta sexta (1º) determinou que na primeira fase não haverá clássicos entre as principais seleções ou confronto entre equipes campeãs.

Espanha, Uruguai e Inglaterra estavam no pote 2 e poderiam cruzar o caminho dos cabeças de chave e também campeões França, Alemanha, Argentina e Brasil. O que não aconteceu.

O sorteio foi tudo o que os anfitriões queriam. A Rússia fará a abertura da Copa em 14 de junho, em Moscou, contra a Arábia Saudita. Pelo ranking da Fifa divulgado em outubro, usado para a definição dos potes, são as duas piores seleções classificadas.

Os russos estão no 65º lugar, e os árabes, no 63º. A principal pedra para os donos da casa deverá ser o Uruguai, que também está no grupo, assim como o Egito.

O principal confronto da primeira fase será entre Portugal e Espanha, vizinhos na península Ibérica e que se enfrentaram pela última vez em mundiais em 2010. Os espanhóis ganharam por 1 a 0 nas oitavas e foram campeões.

Irã e Marrocos também estão na chave, mas portugueses e espanhóis são os favoritos a avançarem na que possivelmente será a última Copa de Cristiano Ronaldo. Na abertura do torneio de 2018, ele estará com 33 anos.

O anúncio da Espanha no mesmo grupo de Portugal foi um dos únicos dois momentos de frisson na plateia.

O outro foi quando ficou definido que a Rússia faria o primeiro jogo com a Arábia Saudita. Aconteceram aplausos dos locais pela possível facilidade na partida.

A falta de grandes rivalidades fez com que a abertura das bolas com os nomes das seleções acontecesse em clima de tranquilidade.

Nem mesmo o apresentador Gary Lineker, artilheiro do Mundial de 1986, fez piadas, o que é uma de suas características na TV britânica.

A única brincadeira foi quando disse que Diego Maradona, após colocar a Islândia no grupo da Argentina, era "bom com as mãos". A lembrança era o gol da "mão de Deus", anotado por ele contra a Inglaterra em 1986.

Maradona foi quem causou a maior polêmica da noite, ao dar uma alfinetada no técnico da seleção de seu país, Jorge Sampaoli. Disse que o grupo seria difícil porque a equipe estava jogando mal.

O treinador respondeu após o sorteio. "Não me preocupo com isso. Tenho o maior jogador da história no meu time", colocando Lionel Messi um patamar acima do de Maradona.

Crédito: Chamada - Copa - Raio-x do Mundial

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.