LUIZ COSENZO
DE SÃO PAULO

Suspenso pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) por um ano após adulterar sua documentação, Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, 23, que ficou conhecido como o "gato da Copa São Paulo" de futebol júnior, se prepara para retomar a carreira no Audax, vice-campeão paulista em 2016 e que disputará a Série A2 neste ano.

O zagueiro participa da pré-temporada do clube de Osasco desde o início de dezembro e deverá ser inscrito na competição que começa no próximo dia 17. Ele, no entanto, só estará liberado para jogar partidas oficiais em 8 de fevereiro, quando termina a sua suspensão.

Durante o período de punição, Heltton foi acolhido pelo Audax –assinou contrato até o final de 2018– e não desistiu do sonho de ser jogador de futebol. Sem poder disputar jogos oficiais, foi emprestado para o EC Vai-Vai, time criado pela escola de samba de mesmo nome, para a disputa da Taça Paulista, torneio que reúne clubes não filiados à FPF (Federação Paulista de Futebol).

Heltton se tornou capitão e um dos destaques da equipe, que conquistou o título. Ele disputou 8 dos 12 jogos do time e marcou dois gols.

"Pensei que seria muito difícil a minha ressocialização e a aceitação para eu retomar a minha carreira. No entanto, não fui tratado com indiferença pelos meus companheiros de time, mesmo depois de tudo o que aconteceu. Eu reconheço que errei, mas agora quero mostrar que sou capaz de atuar sem burlar as regras", disse.

O comportamento do atleta foi elogiado pelo treinador do Vai-Vai, Cleverson Rocha, e por Luciano Quadros, atual técnico do Audax.

"O Heltton demonstrou muita humildade desde que chegou para reforçar o nosso time. Foi um líder dentro e fora de campo e era muito respeitado pelos atletas. Ele ajudou muito o meu trabalho", disse Cleverson Rocha.

"É uma pessoa muito esforçada, com muita vontade de aprender e de se aprimorar a cada dia. Ele não teve base profissional no futebol e está readquirindo os conceitos técnicos e táticos agora. Vamos esperar a situação jurídica ser resolvida para o colocarmos no Paulista", afirmou Luciano Quadros.

Se com os companheiros de time a recepção foi boa, com os adversários a experiência não foi a mesma. Heltton diz que muitas vezes foi provocado por torcedores e jogadores, que diziam que ele não merecia a chance de jogar futebol e imitavam miados de gato durante as partidas da Taça Paulista.

Heltton não revela como fez a adulteração e se foi influenciado por alguém. Ele utilizou pela primeira vez o documento com o nome de Brendon Matheus no Santa Cruz-RN. Depois, jogou pelo Nacional o Paulista sub-20, e, posteriormente, se transferiu para o Paulista para disputar a Copa São Paulo.

"Nunca quis prejudicar ninguém e nem o clube [Paulista]. Me arrependo muito. Eu tomei essa atitude desesperada porque não via luz no final do túnel. Via coisas desconfortáveis na minha casa e tinha que fazer algo. Eu fiz aquilo para poder dar uma velhice digna para os meus pais. Hoje, penso muito antes de agir. Aprendi muito."

Além da carreira no futebol, o jogador pretende também neste ano cursar a faculdade de jornalismo. Desde março, faz um curso de jornalismo esportivo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.