Magoado por demissão, Elano diz ter classificado Santos para a Libertadores

Crédito: Guilherme Dionizio ESPORTES - FUTEBOL/TREINO DO SANTOS - O técnico Elano, do Santos, durante treino preparatorio para o jogo contra o Atlético-MG válido pelo Campeonato Brasileiro 2017. O treino foi realizado no CT Rei Pelé, em Santos-SP, na tarde desta quarta-feira (1). 1/11/2017 (Foto: GUILHERME DIONIZIO) ***PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS***
Elano foi técnico interino do Santos duas vezes durante o Brasileiro

ALEX SABINO
DE SÃO PAULO

Elano, 36, desconfiou que algo estava errado quando tentou falar com integrantes da nova diretoria do Santos e ninguém atendeu o telefone.

"Acho que não vou ficar", comentou ele com a mulher.

Enquanto Jair Ventura era apresentado como novo técnico da equipe nesta sexta (5), o ex-meia bicampeão brasileiro, vencedor da Libertadores e vice Mundial pelo Santos preparava a vida longe do clube que o revelou.

Apesar de dizer que estava preparado para a dispensa, a mágoa é indisfarçável.

"Não me deram nenhuma justificativa. Como eles poderiam justificar algo injustificável?", questionou, em entrevista à Folha.

A raiva de Elano é pelos rumores de que foi dispensado por não ser pessoa de confiança. "Traíra", na linguagem do futebol. Boato que apareceu desde a demissão de Dorival Júnior, em junho do ano passado e espalhado por pessoas ligadas ao treinador e por funcionários próximos a ele no CT do Santos.

"Incomoda, claro. Ainda mais quando é mentira e há pessoas que acreditam. Eu não derrubei o Dorival", jura.

A decisão de que Elano e Marcelo Fernandes (ex-zagueiro e também auxiliar técnico) não seguiriam foi tomada pelo presidente José Carlos Peres e pelo vice, Orlando Rollo, logo após a eleição.

Durante a campanha, a preferência de Peres era por Abel Braga ou Jair Ventura. Quando o primeiro acertou a renovação com o Fluminense, todo o esforço foi concentrado em Ventura, filho do atacante Jairzinho, campeão com a seleção na Copa de 70.

A saída de Elano entra na conta da reforma administrativa que a nova diretoria quer fazer no clube, enxugando o quadro de funcionários. Mas também serviu para Ventura ficar à vontade na montagem de seu círculo mais próximo de auxiliares. Ele levou para a Vila Belmiro o assistente Emílio Faro e o preparador físico Ednilson Sena.

Nada que sirva para consolar Elano, que não tem qualquer modéstia ao falar sobre seus dois períodos como técnico interino durante o último Brasileiro, quando a equipe terminou no 3º lugar.

"Eu classifiquei o Santos para a Libertadores. Acho que fui demitido por trabalhar demais", opina.

Enquanto Ventura começa a montar o elenco para a temporada, Elano fala sobre ideais que não vão se realizar. Afirma ter montado projeto para construir um novo CT para as categorias de base e que já teria uma construtora disposta a tocar a obra:

"É triste porque quem fica para trás é o clube. Nunca fui da administração de ninguém. Não era funcionário do Modesto [Roma, ex-presidente]. Era funcionário do Santos. Só pensava no clube."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.