Brasil é campeão pela segunda vez da categoria UTV no Rali Dacar

Crédito: José Mário Dias/photosdakar.com SAO PAULO, SP, BRASIL, 18-01-2018, 22h00: Bloco Acadêmicos Do Baixo Augusta, promove festa de pré-Carnaval. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO***
Reinaldo Varela (à direita) e Gustavo Gugelmin na largada do Rali Dacar 2018

DE SÃO PAULO

Os brasileiros Reinaldo Varela (piloto) e Gustavo Gugelmin (navegador) são os campeões da categoria para UTVs no 40º Rali Dacar.

A dupla conquistou o título neste sábado (20), em Córdoba, Argentina, após 14 etapas e mais de oito mil quilômetros de desafios a bordo do UTV Can-Am Maverick X3.

A categoria UTV, que utiliza um veículo semelhante a um buggy, estreou em 2017 no Rali Dacar.

O veículo da dupla fez história e foi destaque entre os UTVs turbinados, que compuseram o grid da prova pela primeira vez.

A dupla brasileira apresentou consistência desde o início do rali. Venceu cinco etapas, recorde entre os UTVs, incluindo os dois dias de disputas em formato maratona –nos quais os competidores rodaram mais de mil quilômetros sem apoio mecânico externo.

O Can-Am Maverick X3 fez valer o alto desempenho e a relação entre peso e potência, que garantiram resistência e confiabilidade para transpor os obstáculos extremos no ambiente off-road.

Crédito: José Mário Dias/photosdakar.com SAO PAULO, SP, BRASIL, 18-01-2018, 22h00: Bloco Acadêmicos Do Baixo Augusta, promove festa de pré-Carnaval. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO***
Carro da dupla brasileira durante etapa do rali

"Estou muito emocionado", disse Varela.

O título do Rali Dacar é inédito na carreira do piloto. Entre os carros, ele é bicampeão mundial da modalidade (classe T2) e conquistou duas taças no Rali dos Sertões. Seu currículo inclui mais de 360 provas off-road disputadas –apenas no Rali Dacar, foram sete participações.

O catarinense Gugelmin, que cumpriu a sua terceira participação no Rali Dacar, tem 19 anos de experiência nas competições off-road.

"O título é um sonho realizado", disse. "Espero que essa conquista traga mais apaixonados para o esporte."

O 40º Rali Dacar teve início no dia 6 de janeiro em Lima, no Peru, e passou pela Bolívia antes de terminar na Argentina. A prova incluiu categorias para motocicletas, carros e caminhões.

No ano passado, os brasileiros Leandro Torres e Lourival Roldan, formaram a dupla vencedora da categoria UTV na prova.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.