Brasileira erra e termina final da patinação artística em último 

Isadora Williams perdeu pontos na prova e marcou apenas 88,4 no programa livre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasileira Isadora Williams cai durante sua apresentação
Brasileira Isadora Williams cai durante sua apresentação - Mladen Antonov/AFP

São Paulo

A brasileira Isadora Williams, 22, não teve um bom desempenho na final da patinação artística no gelo e terminou a etapa na última posição nos Jogos de Inverno de PyeongChang

Nervosa, a brasileira caiu no início da apresentação, perdeu pontos e encerrou a noite com nota de 88,4. A música escolhida por Isadora foi uma versão latina do tema do filme "Missão Impossível 2". 

Isadora foi a primeira atleta sul-americana a avançar para a etapa do programa livre numa Olimpíada. Ela se classificou na terça (20) para a final, ao ficar na 17ª colocação, com nota de 55,74 pontos no programa curto.

Ela somou 144,18 pontos e ficou com a 24ª posição na classificação final de um total de 24 competidoras que se apresentaram nesta quinta.

Isadora Williams durante sua apresentação na final olímpica
Isadora Williams durante sua apresentação na final olímpica - Phil Noble/Reuters

Ao SporTV, Isadora disse que ficou nervosa ao aguardar sua vez de entrar no rinque. Ela foi a última atleta a se apresentar na segunda bateria —cada uma composta por seis patinadoras.

"Precisei esperar uns 30 minutos para entrar. Fiquei muito nervosa nesse período", afirmou. Ela disse que não sabe se treinará para participar da próxima edição da Olimpíada. "Eu vou estar com 26 anos, não sei dizer agora. Isso é muito velho para patinação." 

Com a posição, Isadora não conseguirá bater o melhor resultado de um atleta brasileiro na história dos Jogos de Inverno. O recorde pertence a Isabel Clark, que conquistou a nona colocação no snowboard na Olimpíada de Turim, na Itália, em 2006.

Esta foi a segunda Olimpíada de Isadora. Em 2014, ela conquistou a inédita vaga olímpica para o Brasil na patinação artística no gelo. Na competição, porém, não conseguir fazer uma boa apresentação e terminou na última posição (30ª).

Filha de mãe brasileira e pai americano, Isadora nasceu em Marietta, no estado da Geórgia (EUA), e nunca morou no Brasil. Ela possui dupla cidadania e, apesar de viajar ao país apenas ocasionalmente, desde os 9 anos manifestava o desejo de representá-lo em torneios.

Nos últimos oito anos, Isadora foi a responsável por elevar o patamar da patinação artística no gelo do Brasil. Nesse período, conquistou seis medalhas internacionais na modalidade (as primeiras do país). Além disso, conquistou o melhor resultado brasileiro em um Mundial de Patinação Artística —25º lugar no Mundial de London (CAN), em 2013, superando a 27ª posição de Kevin Alves em Turim-2010.​

Primeiro ouro russo

A prova também foi marcada pelo primeiro ouro conquistado por um atleta russo nos Jogos de Inverno deste ano. Alina Zagitova, 15, ficou com a primeira colocação com pontuação total de 239,57. 

Como a Rússia foi banida dos Jogos Olímpicos de PyeongChang pelo seu envolvimento no escândalo de doping dos Jogos de Sochi-2014, a bandeira olímpica foi hasteada no alto do pódio e o hino olímpico foi tocado, ao invés do hino russo, durante a cerimônia de premiação.

"Não importa quais são as circunstâncias. As pessoas sabem quem nós somos. E hoje nós nos provamos aqui", afirmou a atleta após ser questionada se não ver a bandeira russa no topo do pódio era uma decepção.

Apesar da punição, 168 atletas russos foram convidados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) a participar da Olimpíada de 2018 sob a sigla OAR (Atletas Olímpicos da Rússia) após passarem por testes internos e rigorosos de doping.

A prata na patinação artística também ficou com uma russaEvgenia Medvedeva fez a melhor apresentação no programa longo e ficou com nota total 238,26. O bronze foi para a canadense Kaetlyn Osmond, com 231,02.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.