Tribunal desclassifica medalhista russo do ​curling em PyeongChang

Teste de Aleksandr Krushelnitckii acusou positivo para a substância meldonium    

São Paulo | UOL

Na manhã desta quinta-feira (22), a Corte Arbitral do Esporte decidiu desclassificar o russo Aleksandr Krushelnitckii, que ganhou o bronze nas duplas mistas de curling, dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A determinação ocorreu após o atleta da Rússia ser flagrado no exame antidoping.

Krushelnitckii ficou em terceiro na prova mista do curling, ao lado da mulher Anastasia Bryzgalova. Posteriormente, testou positivo para meldonium. Na última terça-feira (20), foi divulgado que a contraprova do exame também apontou para a presença da substância proibida. Com isso, o atleta e sua dupla perdem a medalha de bronze.

A medalha foi passada para os noruegueses Kristin Skaslien e Magnus Nedregotten, que terminaram a disputa na quarta colocação.

O atleta russo, de 25 anos de idade, estava sendo investigado pela Corte arbitral do Esporte (CAS) por consumo de meldonium, fármaco cardiovascular proibido desde 2016.

Apesar disso, Krushelnitckii segue garantindo que nunca consumiu qualquer substância ilegal, e que o resultado obtido nos Jogos Olímpicos de Inverno, ao lado de Bryzgalova, foi fruto de "trabalho duro e treino constante".

A delegação russa, que participa do evento poliesportivo sob bandeira neutra, justamente, devido escândalo de doping, confirmou anteriormente a presença do atleta.

 

Alexander Krushelnytsky, investigado por doping nos Jogos de Pyeongchang, recebe a medalha de bronze que conquistou junto da mulher, Anastasia Bryzgalova, nas duplas mistas de curling
Alexander Krushelnytsky, investigado por doping nos Jogos de Pyeongchang, recebe a medalha de bronze que conquistou junto da mulher, Anastasia Bryzgalova, nas duplas mistas de curling - Eric Gaillard/Reuters

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.