Descrição de chapéu Futebol Internacional

Com folga, Barcelona estaciona no Campeonato Espanhol

Time catalão empata duas na sequência e vê cair distância para segundo colocado

Messi chuta a bola ao gol durante partida em que Barcelona e Getafe empataram em 0 a 0 pelo Espanhol
Messi chuta a bola ao gol de Guaita durante partida em que Barcelona e Getafe empataram em 0 a 0 pelo Espanhol - Manu Fernandez/Associated Press
São Paulo

Após terminar o primeiro turno com 11 pontos de vantagem em relação segundo colocado, o Barcelona obteve duas vitórias e dois empates até agora no returno do Espanhol. O que fez a diferença cair para sete pontos.

Se a situação ainda é confortável, os dois tropeços seguidos da equipe de Ernesto Valverde já fazem com que a torcida e os jogadores do Atlético de Madri, o segundo colocado, comecem a acreditar que uma virada é possível.

O Barcelona está com 59 pontos e o Atlético tem 52.

Na terceira posição aparece o Valência com 43 pontos, uma à frente do Real Madrid, bastante distante da ponta.

Nas 15 rodadas que faltam, a atuação do Getafe, que segurou um empate em 0 a 0 com Barcelona neste domingo (11), pode servir de modelo para as equipes que quiserem tirar pontos do líder e parar o todo poderoso ataque do time catalão.

A equipe treinada pelo espanhol Pepe Bordalás mostrou linhas defensivas bem próximas e organizadas na partida no Camp Nou, casa do Barça. Com uma marcação agressiva, com ênfase especial em Messi, e concentração em alta, os visitantes conseguiram segurar o 0 a 0.

Contou para isso a boa atuação do goleiro Guaita, que fez pelo menos três importantes defesas.

Num desses lances, o zagueiro Mina, ex-Palmeiras, que fez seu primeiro jogo como titular, quase marcou em um cruzamento.

No segundo tempo, com a entrada de Dembelé, Iniesta e Paulinho, a pressão aumentou. As estatísticas mostram que o Barcelona conseguiu ficar quase 80% do jogo com a bola, mas praticamente entrou muito pouco na área da equipe adversária.

Além de aguentar a pressão de Messi, Suarez e companhia, o Getafe só não conseguiu um resultado ainda melhor porque os atacantes erraram finalizações nos contra ataques que surgiram. Ou o goleiro do Barcelona, Ter Stegen, defendeu os chutes de longa distância.

Havia 15 meses que o líder do Espanhol não deixava de marcar gols em um jogo em casa pela Liga, o que ajuda a dimensionar a importância do empate com o Getafe.

O 10º colocado do Espanhol, inclusive, se acostumou a ser goleado pelo Barcelona no campo do rival.

Nas últimas cinco temporadas, tinha acontecido apenas um empate, por 2 a 2, entre as equipes em partidas na Catalunha. Nas outras quatro vezes em que se enfrentaram, sempre houve goleadas azul grená: 6 a 0 (duas vezes), 6 a 1 e 4 a 0.

No sábado (17), o Barcelona enfrenta, fora de casa, o Eibar, que está na sétima posição da tabela. Já o vice-líder Atlético de Madri recebe o Athletic Bilbao, domingo (18), na capital. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.