Com formação inédita, Corinthians mantém domínio sobre Palmeiras

Vitória em Itaquera encerra série invicta na temporada do alviverde, que não vence rival desde 2016

Edoardo Ghirotto
São Paulo
Romero e Rodriguinho, do Corinthians, comemoram o primeiro gol do time contra o Palmeiras, neste sábado (24) - Rivaldo Gomes/Folhapress
As alterações promovidas pelo técnico Fábio Carille enfim surtiram efeito no Corinthians. Sem um atacante de origem na formação titular, a equipe alvinegra venceu o Palmeiras por 2 a 0, neste sábado (24), no Itaquerão, e manteve o domínio nos clássicos recentes contra o principal rival do Estado.
 
A vitória no dérbi reabilita o Corinthians às vésperas da estreia na Copa Libertadores, contra o Millonarios, na Colômbia. O time não apresentou um bom futebol nas últimas rodadas do Campeonato Paulista e estava há três jogos sem vencer –um empate e duas derrotas.
 
O cenário é semelhante ao do ano passado. A equipe de Carille estava em crise e enfrentou o Palmeiras na 32ª rodada do Brasileiro com a possibilidade de perder a liderança para o rival. Mas, com uma vitória por 3 a 2, o Corinthians derrubou as pretensões do time alviverde e se sagrou campeão três jogos depois.
 
A vitória mantém o Corinthians em vantagem na primeira posição do Grupo A. O time chegou aos 16 pontos, cinco a mais do que o vice-líder Ituano –que joga nesta segunda (26).
 
O resultado também acaba com a invencibilidade do Palmeiras nesta temporada. A equipe dirigida por Roger Machado havia vencido seis partidas e empatado duas neste ano.
 
Em termos de classificação, a equipe alviverde continua com folga na liderança do Grupo C e na classificação geral, com 20 pontos.
 
A derrota, no entanto, é a quarta consecutiva que o Palmeiras sofre para o maior rival. O time foi derrotado três vezes pelo Corinthians só na temporada passada, quando já contava com contratações milionárias e era favorito ao título de todos os torneios que disputou. A última vitória foi em 17 de setembro de 2016, em Itaquera.
 
Jogadores de branco comemoram juntos em gramado
Jogadores do Corinthians comemoram o segundo gol sobre o Palmeiras, no sábado (24), no Itaquerão - Rivaldo Gomes/Folhapress
Também foi a primeira vez que o goleiro Jailson perdeu em 29 jogos. Ele foi expulso aos 14 minutos do segundo tempo, após cometer pênalti em Renê Júnior.
 
Na quinta (1º), o Palmeiras fará a estreia na Libertadores contra o Atlético Júnior, de Barranquilla, na Colômbia.
 
SEM REFERÊNCIA
 
A vitória foi resultado direto de uma aposta de Carille, que mexeu pela terceira vez neste ano no esquema tático do Corinthians. Depois de testar duas formações com um centroavante fixo, o treinador colocou Júnior Dutra na reserva e optou por enfrentar o Palmeiras sem um atacante de origem. Foi no 4-2-4 que o time iniciou a partida.
 
A formação confundiu o Palmeiras no começo do jogo, mas também não trouxe resultados efetivos para o Corinthians. A linha de quatro jogadores ofensivos era formada por Clayson e Romero abertos nas laterais, enquanto Rodriguinho e Jadson atuavam centralizados.
 
Nas chegadas ao ataque, o Corinthians sentia falta de uma referência que fizesse um pivô ou infiltrasse a área para completar cruzamentos. O Palmeiras se beneficiou da inação corintiana e criou as melhores chances dos primeiros 30 minutos.
 
A estratégia de Carille surtiu efeito quando o Palmeiras diminuiu o ritmo. Aos 39 minutos, o Corinthians segurou a bola no ataque e trocou passes até Rodriguinho receber próximo à entrada da área. O meia aplicou um drible que tirou Borja e Antônio Carlos do lance e saiu na frente de Jailson para marcar o gol.
 
"O futebol é um conjunto. Mas a maior virtude da vitória foi a mudança tática. Foi a forma como os jogadores assimilaram bem [o novo esquema]", disse Carille.
 
Melhor no segundo tempo, o Corinthians pressionou o rival até conseguir um pênalti. Aos 14 minutos, o árbitro Raphael Claus esperou o time alvinegro concluir uma jogada ofensiva para assinalar pênalti de Jailson em Renê Júnior. Ele expulsou o goleiro.
 
Fernando Prass entrou no lugar de Lucas Lima para substituir Jailson. Jadson chutou para fora.
A ausência de um jogador no meio-campo matou o estilo de jogo do Palmeiras, fundamentado na troca de passes. A irritação com a arbitragem também afetou o desempenho da equipe.
 
Dudu ainda cometeu um pênalti sobre Rodriguinho, aos 37 minutos. Clayson converteu e decretou a vitória.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.