Descrição de chapéu Rússia fifa Futebol

Evento de preparação para a Copa em Sochi é esvaziado por técnicos  

Só 10 treinadores participarão de workshop da Fifa na Rússia

Fábio Aleixo
Sochi (Rússia)

Um dos últimos eventos de preparação para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, o workshop da Fifa para o Mundial começa nesta terça-feira (27), em Sochi, esvaziado.

Apenas 10 dos 32 técnicos de seleções que disputarão o torneio comparecerão ao evento, que irá até quarta (28) e servirá, entre outras coisas, para discutir questões como as bases de treinamento e medidas de segurança. Dos confirmados, somente dois são de equipes cabeças de chave: Stanislav Cherchesov (Rússia) e Fernando Santos (Portugal).

Segundo a Fifa, o número de treinadores presentes é menor do que há quatro anos, quando 25 foram ao workshop do Mundial de 2014, sediado em Florianópolis.

“O workshop é o momento em que as associações participantes do Mundial se familiarizam com os resultados do trabalho que está sendo feito pela organização e autoridades russas. É também uma ótima oportunidade para a Rússia mostrar que está pronta para receber o mundo na Copa”, afirmou a entidade.

O técnico Tite, da seleção brasileira, preferiu não viajar para preparar a lista de convocados para os amistosos contra Rússia, em 23 de março, e Alemanha, no dia 27, que será revelada na sexta (2).  Ele será representado pelo seu filho, Matheus Bacchi, assistente do treinador.

O Brasil contará com uma delegação de sete pessoas. O principal representante será Edu Gaspar, coordenador de seleções. Também participarão do evento membros das áreas médica e de segurança.

Ele aproveitará a passagem pela cidade para fazer uma vistoria no Sochi Resort Kamelia, hotel que servirá de base para a seleção ao menos até as oitavas de final do Mundial, e ao estádio onde a equipe os seus treinamentos.

O técnico brasileiro Tite, que não participará do workshop promovido pela Fifa, durante amistoso entre Inglaterra e Brasil
O técnico brasileiro Tite não participará do workshop promovido pela Fifa - Ian Kington - 14.nov.2017/AFP

De acordo com a Fifa, a participação de treinadores é facultativa e a ausência da maioria deles não prejudica o andamento dos trabalhos.

“A reuniões com os mais de 250 membros de delegações são parte importante da etapa final de preparação para o Mundial, e a Fifa e o Comitê Organizador Local estão certos de que o workshop será extremamente produtivo”, informou a entidade.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também não estará em Sochi. A principal representante da entidade será a secretária-geral Fatma Samoura.

Na segunda-feira (26), a Folha esteve no hotel que receberá o workshop e onde se hospedarão os membros de todas as delegações e já viu um forte esquema de segurança montado.

Para ingressar no local, por exemplo, era necessário passar por uma rigorosa revista, semelhante a adotada nos estádios durante a Copa das Confederações e que será repetida na Copa do Mundo.

Os 32 técnicos já participaram de um seminário da entidade após o sorteio dos grupos, realizado em 1º de dezembro do ano passado.

Árbitro de vídeo

Um dos temas a ser discutido no encontro é a possibilidade do uso do árbitro de vídeo (VAR) no Mundial.

A Fifa fará uma exposição sobre os resultados dos testes feitos com o sistema até o momento e explicará detalhadamente como ele funcionaria nos jogos da competição.

Entretanto, em Sochi, não haverá confirmação sobre o uso da tecnologia. A definição acontecerá no sábado (3), em reunião da International Board (órgão que estabelece as regras do futebol).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.