Descrição de chapéu tênis

Federação apresenta plano de criação da Copa do Mundo de Tênis

Evento que pode ser disputado a partir de 2019 precisa ser aprovado em votação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Da esquerda para direita, Michael Lammer, Marco Chiudinelli, Severin Luethi, Roger Federer e Stan Wawrinka comemoram o título da Copa Davis de 2014 para a Suíça
Da esquerda para direita, Michael Lammer, Marco Chiudinelli, Severin Luethi, Roger Federer e Stan Wawrinka comemoram o título da Copa Davis de 2014 para a Suíça - Fabrice Coffrini/France Presse
São Paulo | Reuters

Uma grande reformulação da Copa Davis levará à criação de uma competição de 18 nações chamada de Copa do Mundo de Tênis, informou a Federação Internacional de Tênis (ITF) nesta segunda-feira.

O evento disputado em uma única localidade ao longo de sete dias em novembro pode estrear no ano que vem, dependendo da aprovação do Conselho da ITF.

Em um comunicado delineando uma parceria de 25 anos e 3 bilhões de dólares com o grupo de investimento Kosmos, cujo fundador e presidente é Gerard Piqué, jogador de futebol do Barcelona e da Espanha, o presidente da ITF, David Haggerty, disse que o torneio mudará o tênis.

"Nossa visão é criar um grande encerramento de temporada que será um festival de tênis e entretenimento, que contará com os maiores tenistas do mundo representando suas nações para decidir os campeões da Copa Davis", disse.

O novo evento representa uma enorme reformulação da Copa Davis, que existe desde 1900, mas nos últimos anos sofreu com a ausência de grandes jogadores nas seleções de seus países.

O número um do mundo, Roger Federer, não joga para a Suíça desde 2015, e Rafael Nadal disputou apenas uma partida de duplas para a Espanha nos últimos dois anos.

No formato atual, usado desde 1981, 16 nações participam de uma fase eliminatória ao longo de três finais de semana em fevereiro, julho e setembro, e a final é disputada em novembro.

Haggerty disse que um prêmio de 20 milhões de dólares estará em disputa para as 18 nações classificadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.