Fenômeno adolescente dos EUA é ouro no snowboard na Olimpíada

Chloe Kim, 17, obtém nota quase perfeita para vencer o halfpipe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A norte-americana Chloe Kim compete na prova do halfpipe em PyeonChang
A norte-americana Chloe Kim compete na prova do halfpipe em PyeonChang - Wu Zhuang/Xinhua
São Paulo

Fenômeno.

É dessa maneira que todos se referem à norte-americana Chloe Kim, 17. E não é de hoje.

Em 2016, por exemplo, ela deixou público e crítica embevecidos com atuações magistrais nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Lillehammer, na Noruega, de onde saiu com duas medalhas de ouro.

Nesta segunda-feira (12), ela reforçou a aura com outra atuação soberba, mas em um palco ainda mais grandioso.

Chloe, natural de Long Beach, na Califórnia, e descendente de sul-coreanos, venceu a prova do halfpipe no snowboard nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, sem tomar conhecimento das rivais.

Na descida final, que lhe rendeu a medalha de ouro --a primeira em uma Olimpíada de Inverno "adulta"--, Chloe obteve pontuação 98.25 após realizar duas manobras de 1080º consecutivas.

A chinesa Liu Jiayu ficou com a medalha de prata, quase 10 pontos atrás da campeã, e outra norte-americana, Arielle Gold, com o bronze.

"Eu sabia que não ficaria satisfeita se voltasse para casa com o ouro, mas com uma performance abaixo do que podia fazer", afirmou Chloe, que também divide seu tempo entre a guitarra e o surfe.

A norte-americana Chloe Kim recebe a medalha de ouro pela vitória no halfpipe nos Jogos de PyeongChang
A norte-americana Chloe Kim recebe a medalha de ouro pela vitória no halfpipe nos Jogos de PyeongChang - Eric Gaillard/Reuters

"Eu ponho muita pressão sobre meus ombros e queria ter o melhor desempenho da minha vida aqui."

A adolescente lidera o ranking mundial da modalidade e, antes do início da competição, despontava como franca favorita ao título.

A vitória teve um sabor ainda mais especial porque, há quatro anos, Chloe poderia ter competido --e até ido ao pódio-- nos Jogos de Inverno de Sochi.

À época, ela já estava entre as melhores do mundo no snowboard, mas como tinha apenas 13 anos foi vetada da competição. A idade mínima era 15 anos.

Nos anos seguintes, ela enfileirou conquistas como que para provar que já era a melhor de todas. Além dos ouros em Lillehammer, Chloe também somou seis medalhas nos X-Games, dos quais quatro ouros, uma prata e um bronze.

"Eu não pratico  snowboard para vencer tudo. Mas, sim, porque amo. Eu me divirto, e para mim é disso que se trata", disse a atleta em entrevista ao "USA Today" em fevereiro de 2017.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.