Barcelona se classifica e mantém hegemonia espanhola na Europa

Lionel Messi teve atuação decisiva na vitória por 3 a 0 sobre o Chelsea, no Camp Nou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O argentino Lionel Messi, do Barcelona, comemora o gol marcado na vitória por 3 a 0 sobre o Chelsea, no Camp Nou
O argentino Lionel Messi, do Barcelona, comemora o gol marcado na vitória por 3 a 0 sobre o Chelsea, no Camp Nou - Susana Vera/Reuters
São Paulo

O Barcelona venceu o Chelsea por 3 a 0, nesta quarta-feira (14), no Camp Nou, e se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões. Os times haviam empatado em 1 a 1 no jogo de ida.

Com o resultado, o futebol espanhol mantém a hegemonia nesta fase do torneio pelo sétimo ano consecutivo.

Desde a edição 2011/2012 a Espanha detém a maioria dos classificados para as quartas da competição. Na ocasião, o país era representado por Barcelona e Real Madrid —os outros seis times eram de países distintos. 

Nos outros anos, a Espanha levou três equipes para as quartas de final. O Atlético de Madri fez companhia para Barcelona e Real Madrid nas últimas quatro temporadas. Em 2012/2013, o Málaga surpreendeu ao avançar para esta fase da competição.

Além do Barcelona, a atual edição terá o Real Madrid e um novo intruso espanhol. O Sevilla derrotou o Manchester United por 2 a 1, na terça (13), em Old Trafford, e se classificou para as quartas após 60 anos.

Os outros cinco classificados são Manchester City e Liverpool, da Inglaterra; Roma e Juventus, da Itália; e Bayern de Munique, da Alemanha. Os alemães também avançaram de fase nesta quarta-feira, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Besiktas, da Turquia.

A Inglaterra não levava dois times para as quartas desde 2013/2014, quando United e Chelsea avançaram. Mas o desempenho dos clubes do país foi frustrante.

Os ingleses tinham batido um recorde ao irem para as oitavas de final do torneio com cinco clubes. Além do Chelsea e do United, o Tottenham ficou pelo caminho ao ser derrotado pela Juventus, em Wembley.

Um time inglês não ganha o título europeu desde 2012, quando o Chelsea venceu o Bayern nos pênaltis.

As últimas quatro edições da Liga dos Campeões foram conquistadas por clubes espanhóis. O Real Madrid ficou com o título três vezes, enquanto o Barcelona assegurou o troféu em 2014/2015.

Messi comemora com torcedores do Barcelona o terceiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Chelsea, no Camp Nou
Messi comemora com torcedores do Barcelona o terceiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Chelsea, no Camp Nou - Josep Lago/AFP

NOS PÉS DE MESSI

Até o jogo de ida entre Barcelona e Chelsea, em 20 de fevereiro, Messi nunca havia marcado um gol em oito duelos contra a equipe inglesa. 

O argentino não só fez o gol dos catalães no empate em 1 a 1 em Stamford Bridge como também decidiu o jogo desta quarta. Ele anotou dois gols —ambos por baixo das pernas do goleiro Courtois— e deu uma assistência para Dembélé fazer o seu.

Com os gols, Messi alcançou mais uma marca histórica na carreira. Ele se tornou o segundo jogador a balançar as redes 100 vezes na Liga dos Campeões. Só o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, havia quebrado este recorde.

A definição dos classificados confirmou que nove dos últimos 25 jogadores convocados por Tite seguem na disputa pelo título europeu. São eles: Alisson, Ederson, Marcelo, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Douglas Costa, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

O meia Philippe Coutinho não entra nesta relação porque está impedido de jogar pelo Barcelona na competição europeia. Ele já havia disputado a fase de grupos pelo Liverpool quando se transferiu para o clube catalão.

Os próximos confrontos serão definidos nesta sexta-feira (16), por sorteio.

Os jogos de ida das quartas de final serão disputados nos dias 3 e 4 de abril. A volta está marcada para os dias 10 e 11 do mesmo mês.

A final da competição será realizada em 26 de maio, na cidade de Kiev, na Ucrânia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.