Descrição de chapéu Futebol

Confusão em clássico entre Sport e Santa Cruz deixa mais de 30 feridos

Tumulto após ação policial provocou queda de pessoas das arquibancadas da Ilha do Retiro

Feridos são atendidos no gramado da Ilha do Retiro após confusão entre torcedores do Santa Cruz e policiais militares
Feridos são atendidos no gramado da Ilha do Retiro após confusão entre torcedores do Santa Cruz e policiais militares - Diego Nigro/JC Imagem/Folhapress
São Paulo | UOL

Um tumulto após uma ação policial no setor ocupado por torcedores do Santa Cruz no estádio Ilha do Retiro, em Recife, durante um clássico contra o Sport, deixou mais de 30 pessoas feridas nesta quarta-feira (7).

A confusão ocorreu após o Santa Cruz alcançar o empate por 1 a 1, nos minutos finais do primeiro tempo do clássico. Um torcedor tentou acender um sinalizador no setor visitante, em desacordo com as normas estaduais.

Policiais militares foram à parte superior da arquibancada, onde estava o torcedor, para obrigá-lo a apagar o artefato. Eles usaram grande quantidade de gás de pimenta na intervenção.

O homem que portava o sinalizador correu arquibancada abaixo, o que fez com que os demais torcedores do Santa Cruz caíssem uns sobre os outros. Outros se espremeram contra a grade para fugir do tumulto.

Torcedores tentaram derrubar um portão que dava acesso ao gramado, o que levou a polícia a usar mais gás de pimenta e balas de borracha para contê-los. A passagem só foi liberada posteriormente para que os feridos pudessem ser encaminhados à única ambulância que estava estacionada no campo. 

Houve um pedido de reforço para que novas ambulâncias se dirigissem ao estádio. Havia ao menos oito veículos de resgate no estádio: quatro do Sport, dois do Samu e quatro do Corpo de Bombeiros.

SEM INTERRUPÇÃO

À exceção do intervalo, a partida não foi interrompida por conta da confusão. "O pessoal médico avaliou que o atendimento tinha sido rápido. Não havia ninguém com risco de morte, e as ambulâncias estavam em deslocamento", disse o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Ferreira.

Segundo Ferreira, a confusão "gerou um atrito, um esmagamento contra pessoas que estavam embaixo".

"A polícia diz que usou o gás de pimenta depois que o portão foi arrebentado. Mas é evidente que a própria polícia tem mecanismo de averiguação do choque", afirmou o presidente da federação, ao ser questionado sobre eventuais abusos cometidos na ação policial.​

O jogo entre os rivais pernambucanos terminou empatado em 1 a 1. O clássico era válido pela 11ª rodada do Campeonato Pernambucano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.