Descrição de chapéu Rússia fifa Futebol

International Board aprova árbitro de vídeo, e Fifa quer uso na Copa

Presidente da entidade diz que vai atuar em favor do VAR no Mundial da Rússia

São Paulo

A International Board, órgão responsável por definir as regras do futebol, aprovou neste sábado (3) o uso do VAR (sistema de árbitro de vídeo) no esporte. Com isso, cresce a chance da tecnologia ser utilizada na Copa do Mundo da Rússia, que será realizada de 14 de junho a 15 de julho.

A decisão, unânime, foi tomada durante o 132º Encontro anual da entidade, realizado na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

“A International Board decidiu aprovar o VAR. A partir de hoje, o árbitro de vídeo faz parte do futebol. E isso é uma notícia importante. É um assunto que vem sendo discutido há décadas. Há dois anos, decidimos testar para saber se funcionaria. Fizemos esses testes, analisamos, cerca de 20 federações testaram, tivemos uma análise acadêmica e chegamos à conclusão que o VAR é bom para o futebol e para a arbitragem, traz mais justiça aos jogos. Por isso, decidimos aprovar” disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em comunicado.

A Fifa deve confirmar o uso do VAR na Copa do Mundo da Rússia no dia 16 de março, em reunião do conselho da entidade, que será realizada em Bogotá, na Colômbia.

Infantino, entusiasta da tecnologia, afirmou após a decisão da International Board que atuará em favor da do árbitro de vídeo no Mundial.

COMUNICAÇÃO

A International Board também incluiu nas regras do futebol a comunicação eletrônica na área técnica, para questões táticas, e a possibilidade de trocar um quarto jogador na prorrogação.

Sistema de árbitro de vídeo usado na partida semifinal da Libertadores de 2017 entre River Plate e Lanús
Sistema de árbitro de vídeo usado em partida semifinal da Libertadores de 2017 entre River Plate e Lanús - Juan Mabromata/AFP
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.