Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Lesão faz Neymar chegar ao Mundial descansado

Desde que chegou à seleção, em 2010, o atacante jogou pelo menos 50 partidas por temporada 

Deitado no gramado com a camisa do PSG, o brasileiro Neymar chora após torcer o pé
Neymar chora após torcer o pé na partida pelo PSG contra o Olympique de Marseille, no Parque dos Príncipes - Geoffroy Van Der Hasselt - 25.fev.2018/AFP
Diego Garcia
São Paulo

A lesão de Neymar a menos de quatro meses para a Copa do Mundo da Rússia preocupa o torcedor brasileiro. Afinal, como vai chegar o principal jogador da seleção na briga pelo hexa

A dúvida vai durar até lá, mas, por outro lado, o atacante desembarcará em solo russo descansado. Por causa da lesão, Neymar terminará a temporada europeia tendo disputado o menor número de jogos desde que chegou à seleção, em 2010. 

Foram 30 partidas pelo Paris Saint-Germain e seis pela seleção brasileira na temporada 2017/2018. Bem menos do que na anterior, quando só pelo Barcelona entrou em campo 45 vezes.

Neymar nunca havia feito menos que 50 jogos na mesma temporada, considerando períodos equivalentes aos dos campeonatos europeus.

O período em que o jogador havia realizado menos partidas foi entre os anos de 2015 e 2016, quando atuou 54 vezes, contando tanto os jogos pela seleção brasileira quanto os pelo Barcelona.

Como retorna aos gramados apenas no fim de maio, o atleta não vai alcançar a marca de 50 jogos na temporada. Ele deverá voltar bem perto da estreia da seleção na Copa —o Brasil faz o primeiro jogo no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov.

“Tenho certeza que [o Neymar] estará muito bem preparado para a Copa do Mundo”, diz o fisiologista Antonio Carlos Fedato Filho, que trabalha no Corinthians. 

Segundo o especialista, a recuperação do atacante não deve ser demorada, por se tratar de um atleta jovem e em plena forma física.

O fisiologista afirma ainda que o departamento médico e fisioterápico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que estará encarregado de realizar a recuperação do atacante, é muito avançado em relação à reabilitação de atletas lesionados.

O fisiologista Turíbio Leite, que trabalhou 25 anos no São Paulo, com passagem pela seleção brasileira, avalia que o período parado pode ser benéfico para o jogador, já que ele não terá mais desgaste físico até a Copa.

Por outro lado, ele afirma que o mais importante no período de recuperação do atleta é que ele readquira a confiança para jogar futebol após o longo período inativo.

“Ele sem confiança, com medo, é a pior coisa”, afirma.

O médico do esporte e ortopedista Henrique Biaggioni também faz ressalvas ao avaliar os benefícios do período inativo que Neymar terá às vésperas da Copa.

Segundo ele, a interrupção da rotina de treinos e jogos acarreta perda da força muscular e pode gerar prejuízo em diversos aspectos físicos e psicológicos.

“A velocidade e coordenação também são afetadas pelo período inativo, devendo ser trabalhadas com as demais”, diz Biaggioni.

Turíbio concorda com a avaliação do profissional, mas acredita que o jogador é capaz de recuperar rapidamente o ritmo de jogo.

“Ele tem facilidade em se readaptar e não tem histórico de ganhar peso, não será um problema”, acrescenta.

FÉRIAS

Neymar já havia começado a temporada descansado, com a ausência da seleção brasileira na Copa das Confederações do ano passado. Antes disso, foram seis anos seguidos se apresentando no meio do ano para treinos e campeonatos pela seleção, da Copa América de 2011 aos Jogos Olímpicos de 2016, passando pelo Mundial de 2014.

Após o fim da temporada 2016/2017, Neymar acumulou 48 dias de férias entre o último jogo oficial pelo Barcelona, realizado dia 27 de maio, e o retorno em 14 de julho para a pré-temporada. Como comparação, antes do Mundial de 2014, devido à sua participação na Copa das Confederações de 2013, Neymar teve apenas 29 dias de férias.

O jogador deverá voltar a disputar jogos de futebol menos de um mês antes do início do Mundial. Segundo o médico da seleção brasileira Rodrigo Lasmar a recuperação do jogador levará de dois meses e meio a três meses.

Neymar fraturou o quinto osso metatarso do pé direito no final do clássico do Paris Saint-Germain contra o Olympique de Marselha, válido pela 27ª rodada do Campeonato Francês. O atacante brasileiro saiu de campo chorado, carregado em uma maca. 

No sábado (3), ele foi submetido a uma cirurgia no quinto metatarso do pé direito. A intervenção durou cerca de uma hora e 15 minutos e terminou sem imprevistos.

Na manhã deste domingo (4) ele deixou o hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, de muletas. Apesar de não ter informado o seu destino, o jogador do Paris Saint-Germain deve seguir para a sua mansão em Mangaratiba, município da costa verde fluminense.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.