Pelo Santos, Renato tenta apagar decepção da Libertadores de 2003

Volante é um dos mais experientes do Santos que estreia no torneio contra o Real Garcilaso

Renato posa para foto de braços cruzados à frente de um fundo cinza no CT do Santos
Renato afirma não saber se a Libertadores deste ano será a última da sua carreira - Ricardo Nogueira/Folhapress
Klaus Richmond
Santos (SP)

Renato, 38, tem olhado muito para o relógio. Afinal, o experiente volante do Santos, uma das principais referências na geração que tirou o clube de uma longa fila por títulos, em 2002, não tem tempo a perder. Com contrato com o clube até dezembro, ele sabe que a Libertadores de 2018 pode ser sua última chance de realizar o sonho que ele deixou escapar em 2 de julho de 2003.

A data, que ele jamais esqueceu, marca a maior decepção da sua carreira: a derrota na final da Copa Libertadores da para o Boca Juniors de Carlos Tévez, no auge da geração que comandou ao lado de Diego, Robinho e Elano.

“É a minha maior frustração. Doeu bastante [essa derrota], porque chegamos ali por merecer, mas agora é uma nova chance de refazermos a história de 2003”, disse à Folha.

Nesta quinta-feira (1º), o Santos estreia na competição contra o Real Garcilaso, na altitude de 3.400 m de Cusco, no Peru, para buscar o sonho não só de Renato, mas de uma nova geração, com 15 jogadores formados nas categorias de base na lista dos 30 inscritos.

O futuro de sua carreira depende da produção também na competição, mas passa, principalmente, por uma conversa com a esposa e os filhos que relata acontecer anualmente, após o término de cada Campeonato Paulista.

“Pode ser [o meu último ano], mas ainda preciso conversar com eles. Sentaremos e avaliaremos a forma como estou, se vai valer a pena. Acredito que não chego no Zé [Roberto, que encerrou a carreira aos 43 anos], que foi um cara que se dedicou muito”, diz.

Renato não come hambúrgueres e batatas fritas há mais de 15 anos, além de não beber refrigerantes desde 2012 por promessa feita ao filho.

Lesões nos últimos anos o fizeram repensar a carreira.

“No ano passado algumas lesões me prejudicaram, mas em 2016 fiz todos os jogos do Brasileiro. Esse ano é tentar não parar por lesões. O Jair [Ventura, técnico do Santos] já me avisou que colocaremos o pé no freio”, conta

O jogador passa pelo menos 15 minutos diários na academia do clube antes de cada treino e realiza uma série de trabalhos programados.

Em campo, busca organizar um time remontado pelo técnico. No dia a dia virou a principal referência e liderança após as saídas de Ricardo Oliveira e Lucas Lima.

Assim como o zagueiro David Braz e do lateral Victor Ferraz, ajuda com conselhos as jovens promessas como Rodrygo, 17, considerado por muitos a principal revelação atual do clube, e de Yuri Alberto, 16, maior artilheiro das categorias de base em 2017.

“Recebi esses conselhos quando era garoto, lá trás.”

O principal aconselhado, porém, é Gabriel Barbosa, 21, com quem Renato mantém relação próxima, a ponto de ter recebido do jovem atacante o apelido de “vovô”.

O camisa 10 já marcou quatro vezes em quatro jogos. Renato quer ajudá-lo a evitar episódios como a fúria de explosão na vitória por 2 a 0 contra o Santo André, no último domingo (25), após tomar um cartão amarelo por prosseguir a jogada com a marcação de impedimento. A advertência lhe custou a suspensão no clássico com o Corinthians, no domingo (4).

“O Gabriel aprendeu com os erros que cometeu na Itália. Temos falado com ele, procurado orientá-lo. Aconselhamos ele a evitar cartões e se manter mais calmo.”

O camisa 8 sabe do que está falando. Ficou entre 2002 e 2004 sem tomar um cartão amarelo sequer. A carreira, por sinal, é marcada pela discrição. Evita discussões com arbitragem mesmo em jogos tensos e, fora de campo, evita tomar atitudes que possam resultar em polêmica.

Evitou, por exemplo, choque com a atual diretoria, que não quis iniciar negociações para a contratar Robinho devido à condenação do jogador em primeira instância na Itália por violência sexual.

“Perguntei se ele poderia voltar, mas ele disse que não sabia, que isso estava com sua advogada. Respeitamos a postura do clube, mas é claro que ficaria feliz se tivesse voltado”, afirma.

Discreto, ele diz se “policiar em tudo”. Só não medirá esforços para conquistar seu último grande título.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.