Descrição de chapéu Deutsche Welle

Rússia implode símbolo soviético em cidade-sede da Copa

Implosão é parte dos esforços do governo para embelezar país antes do Mundial

DW

Torre de concreto cai após ser implodida, prédios ao fundo
Torre de televisão inacabada, símbolo de Ecaterimburgo, é demolida - Alexei Kolchin/Reuters

Uma das 11 cidades-sede da Copa da Rússia, Ecaterimburgo demoliu no sábado (24) uma torre de televisão inacabada de 220 metros de altura, seu monumento mais famoso e herança do período soviético.

A torre começou a ser construída na cidade, localizada no porção oriental dos montes Urais, em 1983, mas nunca foi concluída, devido ao colapso da União Soviética. A demolição é parte dos esforços do governo para embelezar o país para a Copa.

A implosão custou mais de US$ 3 milhões, e o terreno que abrigava a torre ganhará uma pista da patinação.

"Ninguém sério acredita que a cidade precisa de um símbolo assim”, disse Yevgeny Kuivashev, governador da região de Sverdlovsk, onde fica a cidade.

Várias tentativas foram feitas para evitar a demolição da torre, antes considerada o mais alto monumento abandonado do mundo. Entre as sugestões estiveram transformá-la numa capela, com uma estátua de um santo russo no topo.

Muitos moradores e urbanistas fizeram campanha contra a demolição. Um protesto para abraçar a torre chegou a ser organizado.

O presidente do comitê que se opunha à demolição, o advogado Ivan Volkov, denunciou que a decisão foi tomada às escondidas, sem o consentimento dos moradores.

A moradora Olga Turova descreveu a torre como a pérola de Ecaterimburgo e disse que sua destruição era como se os franceses acabassem com a Torre Eiffel.

Segundo os críticos, a demolição foi adiada até agora para que não acontecesse em meio à campanha eleitoral, que terminou na semana passada com a reeleição de Vladimir Putin. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.