Santos estreia na Copa Libertadores com derrota para o Real Garcilaso

Time joga mal e não consegue buscar reação contra adversário peruano

Santos (SP) | UOL

O Santos começou sua trajetória na Copa Libertadores de 2018 nesta quinta-feira (1º) com derrota por 2 a 0 para o Real Garcilaso, do Peru.

O time alvinegro sentiu bastante a altitude de 3.400 m de Cusco, saiu perdendo logo no começo e ainda foi castigado com um segundo gol rival no final da partida. Vidales e Ramua marcaram. O tropeço marcou a primeira derrota do atacante Gabriel desde seu retorno ao clube paulista no mês passado. Até então ele havia disputado quatro jogos, vencido três e empatado um. Nessas partidas, foram quatro gols marcados.

Pressionado e sofrendo com chutes de fora da área, o Santos teve a melhor chance justamente nos pés de seu camisa dez. Após receber passe de Sasha, o atacante, sem goleiro, chutou fraco, em cima do zagueiro peruano. Do outro lado o goleiro Vanderlei, herói santista na temporada passada, evitou o pior com boas defesas, a maioria em chutes de fora da área.

Após encarar o Real Garcilaso na Libertadores, o Santos tem compromisso importante no Campeonato Paulista. Neste domingo (4), a equipe santista enfrenta o rival Corinthians, no estádio do Pacaembu, em jogo válido pela décima rodada da competição.

Pela Libertadores, o Santos volta a campo no próximo dia 15, quando enfrenta o Nacional, do Uruguai, no Pacaembu. Como Estudiantes e Nacional empataram, o clube alvinegro termina a primeira rodada na última posição do Grupo 6.

O JOGO

O goleiro Vanderlei, um dos melhores jogadores do Santos nos últimos anos, continua "reivindicando” em campo uma vaga na seleção brasileira. Ele evitou que a equipe santista sofresse uma goleada no Peru. Foram mais de cinco defesas.

O meia Ramúa testou Vanderlei diversas vezes em chutes de fora área. No final da partida, ele acertou o ângulo e marcou um golaço. A bola bateu dentro do gol e saiu, e os santistas ameaçaram reclamar. Mas o gol foi legal.

Eduardo Sasha, o melhor do Santos na partida ao lado de Vanderlei, foi responsável por duas assistências que poderiam garantir a vitória de seu time. Ele deixou Gabriel, sem goleiro, e viu o companheiro chutar fraco em cima do zagueiro. No segundo tempo, ele deixou Vecchio livre dentro da área, mas o meia chutou pra fora.

O Santos praticamente não teve um lado esquerdo em campo. Jean Mota, improvisado na lateral-esquerda, sofreu bastante com a pressão do Real Garcilaso na altitude. O gol de Visales ocorreu em cima de Mota, que não acompanhou a infiltração do peruano. Já Copete errou muitos passes e marcou muito mal.

A derrota contra o Real Garcilaso mantém o jejum do Santos atuando na altitude. Agora já são cinco jogos sem vencer acima do nível do mar. A última vez que o clube da Vila Belmiro conseguiu três pontos em situação semelhante foi contra o Once Caldas (1 a 0), em 2011, gol de Alan Patrick. Antes do tropeço em Cusco, o Santos jogou mais quatro vezes na altitude neste período: foram duas derrotas em 2012, ambas por 2 a 1, contra Bolívar e The Strongest, da Bolívia. Já os dois empates ocorrem no ano passado, quando a equipe santista ficou no 0 a 0 com o Santa Fe, da Colômbia, e empatou por 1 a 1 com o The Strongest.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.