Descrição de chapéu Copa do Mundo

Seleção encara frio em teste pedido por Tite

Sob temperatura de -8ºC, jogadores brasileiros chegam a Moscou

Fábio Aleixo
Moscou

Para se aclimatar ao país da Copa do Mundo, a seleção brasileira enfrenta o frio de Moscou nesta semana. A equipe joga contra a Rússia na sexta (23), no estádio Lujniki, às 19h locais (13h de Brasília).

A previsão é que a temperatura no dia da partida varie de -1ºC a -10ºC. Existe a possibilidade de neve, e a sensação térmica deverá ser menor.

Nos oito países onde atuam os 25 convocados de Tite, o único lugar que está fazendo tanto frio nesta época do ano é na Ucrânia, de onde chegam Fred e Taison, do Shakhtar Donetsk.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, Moscou vive dias mais gelados. Em 23 de março de 2017, a máxima foi de 10ºC, e a mínima, de -1ºC.

Neste domingo, quando a seleção chegou ao hotel, a temperatura era de -8ºC, com sensação térmica de - 15ºC. Os treinos também acontecerão sob frio intenso de até -11ºC.

Pessoas caminham sobre a neve em rua no centro de Moscou
Pessoas caminham sobre a neve em rua no centro de Moscou - Mladen Antonov - 4.mar.2018/AFP

“O mês de março em 2017 foi um dos mais quentes já registrados. Mas também não é comum termos temperaturas tão baixas. Geralmente a temperatura média é de -1º C. Mas neste mês de março estamos com temperaturas médias de -5ºC”, afirma Marina Makarova, do Centro de Pesquisa Hidrometeorológico da Rússia.

Em 1º de março de 2006, em seu último jogo antes da convocação para a Copa da Alemanha, a seleção disputou um amistoso contra a Rússia em Moscou, no estádio do Lokomotiv. No momento mais frio, foi registrado -17ºC.

Aquele jogo foi uma exigência da AmBev, patrocinadora da CBF, que estava lançando uma cerveja na Rússia. A entidade recebeu à época R$ 3,2 milhões pela partida.

As condições climáticas e do gramado castigado pelo frio resultaram em críticas e insatisfação do técnico Carlos Alberto Parreira e de atletas.

Desta vez, a realização do amistoso em Moscou foi um pedido de Tite para a seleção já entrar no espírito da Copa, que terá sua abertura na capital russa em 14 de junho.

Na primeira fase, o Brasil jogará na cidade contra a Sérvia, em 27 de junho, no estádio do Spartak. Será logo ao lado, em um campo anexo, que a seleção vai se preparar para o jogo de sexta.

“Não é novidade para os atletas jogarem em temperaturas tão baixas. Mas tomaremos as medidas de precaução habituais: fazer com que eles se alimentem bem, se hidratem muito e usem roupas térmicas. Existe todo o cuidado no aquecimento para que a musculatura esteja bem adaptada”, diz o médico da seleção, Rodrigo Lasmar.

Base da delegação na Copa, a cidade de Sochi apresenta clima muito mais ameno nesta época. A previsão para o dia 23 é de mínima de 6ºC e máxima de 9ºC.

A Copa ocorrerá durante o verão russo, mas nem por isso com temperaturas muito altas. Em Moscou, por exemplo, a temperatura média histórica no período é de 18ºC.

Tite cumprimenta Gabriel em hotel em Moscou
Tite cumprimenta Gabriel em hotel em Moscou - CBF/Divulgação
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.