Brasil enfrentará Croácia e Áustria em últimos amistosos antes da Copa

CBF desiste de amistoso da seleção no Brasil antes do Mundial da Rússia

Treino da seleção brasileira de futebol para os amistosos contra Rússia e Alemanha
Treino da seleção brasileira de futebol, em Moscou, para os amistosos contra Rússia e Alemanha - Fábio Aleixo/Folhapress
Fábio Aleixo
Moscou

A seleção brasileira não atuará no Brasil antes da Copa do Mundo. O desejo da comissão técnica era fazer um amistoso no Maracanã, o que não acontecerá.

A equipe nacional fará só dois jogos na reta final de preparação em vez de três previstos.

No dia 3 de junho enfrentará a Croácia, na Inglaterra, em cidade a ser definida.

No dia 10, antes da ida para a Rússia, enfrentará a Áustria em Viena.

Não jogar em casa antes de uma Copa é algo comum para a seleção. Nenhum dos amistosos prévios aos Mundiais de 2006 e 2010 aconteceram em solo nacional.

Em 2014, como o torneio aconteceu no Brasil, toda a preparação foi feita no país. 

Antes da estreia no último Mundial, o Brasil goleou o Panamá por 4 a 0, em Goiânia, e venceu a Sérvia por 1 a 0, em São Paulo.

A última vez que o Brasil jogou em casa em ano de Copa no exterior foi em 2002. Cerca de dois meses antes do Mundial do Japão e da Coreia do Sul, a seleção brasileira derrotou a Islândia por 6 a 1, em Cuiabá, e a Iugoslávia por 1 a 0, em Fortaleza.

De acordo com o coordenador de seleções Edu Gaspar, as restrições impostas pela Fifa nas datas para a realização de amistosos acabou inviabilizando o jogo no Brasil. Isso porque as seleções só poderão jogar a partir do dia 29 de maio.

Nesta data a equipe já estará em Londres. Entre os dias 21 e 27, os jogadores treinarão na Granja Comary, em Teresópolis.

"Era um desejo do Tite e de todos os envolvidos fazermos três jogos, sendo um deles no Brasil. Pela regra da Fifa só teríamos como fazer algo no dia 29 ou 30 o que inviabilizaria pelo fato de já termos jogo dia 3 na Inglaterra. Teríamos de preparar duas equipes diferentes. Não daríamos prioridade nem a um, nem a outro jogo. Tivemos de levar muitas coisas em consideração", afirmou Edu nesta segunda-feira (19) em Moscou.

Depois do primeiro período de treinos no Brasil, a seleção terá uma janela de concentração entre 28 de maio e 6 de junho no CT do Tottenham, nas redondezas de Londres.

Depois no jogo na Áustria, a previsão de chegada em Sochi é para 10 ou 11 de junho, dependendo da hora do amistoso.

Na cidade russa, a seleção fará um treino aberto aos torcedores em data ainda indefinida. No dia 17 de junho, estreia na Copa contra a Suíça em Rostov-do-Don.

"Para estes amistosos, escolhemos seleções que têm esquemas semelhantes ao que enfrentaremos ou poderemos enfrentar na Copa. Colocamos a Croácia como um adversário interessante por se assemelhar ao estilo da Sérvia. A Áustria jogou as eliminatórias com linha de 5 bem rígida. Os adversários não caíram do céu", disse Edu.

O que falta definir na data de programação da seleção é a data da convocação.

"Provavelmente quando voltarmos ao Brasil anunciaremos a data exata", disse Edu.

SELEÇÃO DEVE DEIXAR SOCHI APÓS AS OITAVAS

Edu também disse que é bem provável que avançando às quartas de final da Copa, a seleção deixe sua base em Sochi e se baseie em Moscou ou São Petersburgo dependendo do caminho que seguir.

Isso para diminuir o desgaste dos atletas na reta final do Mundial.

"Chegando nas quartas de final não justifica muito ficar em Sochi e ter de fazer bate-volta", afirmou.
 

Programação para a Copa do Mundo Rússia 2018

21/05 - Brasil inicia semana de treinos na Granja Comary

28/05 - Viagem a Londres

03/06 - Amistoso Brasil x Croácia

08/06 - Viagem a Viena (Áustria)

10/06 - Amistoso Áustria x Brasil

11/06 - Seleção inicia treinos em Sochi (Rússia)

15/06 - Viagem a Rostov (Rússia)

17/06 - Estreia na Copa: Brasil x Suíça

1º TREINO

O primeiro treino da seleção em Moscou nesta segunda-feira (19) foi marcado por muitos desfalques e apenas nove jogadores em campo.

Tanto assim que a comissão técnica teve de chamar diversos atletas da equipe B do Spartak para que a atividade pudesse ser realizada.

"Em países que nós vamos e não temos atletas suficientes no primeiro treinamento é normal chamarmos jogadores locais. Fazemos o convite aos clubes para que estes meninos possam estar conosco", justificou Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF.

Participaram do trabalho em campo reduzido os goleiros Ederson e Neto, Rodrigo Caio, Fernandinho, Renato Augusto, Gabriel Jesus, Firmino, Willian José e Alex Sandro.

Outros sete atletas que já chegaram à capital russa ficaram fazendo trabalho de academia: Alisson, Miranda, Willian, Talisca, Fred, Taison e Douglas Costa.

Outros sete jogadores chegarão até a madrugada de terça-feira (20): Marcelo, Casemiro, Philippe Coutinho, Paulinho, Fagner, Geromel.

O treino foi realizado sob uma temperatura de -1ºC e sensação térmica de -6ºC. Um campo ao lado de onde acontecia o treino estava coberto de neve.

Na sexta-feira (23), a seleção enfrenta a Rússia em amistoso no estádio Lujniki.

Na partida será usada a Telstar 2018, bola da Copa. A seleção já a utilizou em seu treinamento.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.