Descrição de chapéu campeonato paulista Futebol

Times da capital esbarram nos pequenos no Paulista

Nos 18 estaduais disputados desde 2000, os grandes de SP foram juntos às semifinais só 4 vezes

Eduardo Geraque
São Paulo

Os times pequenos de São Paulo, como tem mostrado a história recente do Campeonato Paulista, voltam a dar trabalho aos grandes.

Bragantino e São Caetano, que respectivamente derrotaram Corinthians e São Paulo nos jogos de ida das quartas de final do Campeonato Paulista, podem manter uma tendência histórica se ficarem com as vagas.

Nos 18 estaduais disputados desde o ano 2000, os grandes clubes de São Paulo chegaram juntos às semifinais apenas quatro vezes: 2000, 2009, 2011 e 2015.

O que representa um aproveitamento do chamado trio de ferro (Corinthians, Palmeiras e São Paulo), e mais o Santos, de 22%.

O time alvinegro da Baixada Santista empatou com o Botafogo, por 0 a 0, em Ribeirão Preto, e também vai precisar ganhar na Vila Belmiro, na quarta (21), para seguir no torneio estadual.

No século passado, quando o campeonato era disputado em outros sistemas, também não era a situação mais comum os chamados quatro grandes chegarem nas quatro primeiras posições.

Principalmente quando os times tradicionais de Campinas, Ponte Preta e Guarani, costumavam montar equipes mais competitivas.

A vantagem de Bragantino e São Caetano contra os adversários Corinthians e São Paulo é de apenas um gol, mas ambos os treinadores classificaram as vitórias nos jogos em casa (apesar de o Bragantino ter atuado no Pacaembu) como "enormes".

Resta aos chamados grandes reverterem a situação, conseguirem se impor dentro de seus estádios, para quebrarem a escrita.

Nesta terça-feira (20), no Morumbi, será a vez de o São Caetano, comandado pelo técnico Pintado, exercer a vantagem obtida na vitória da partida do sábado (17).

Jogando em São Caetano, a equipe do ABC, que desde 2007 não chega entre os semifinalistas, venceu por 1 a 0 o São Paulo, que estreou o técnico Diego Aguirre.

O time do São Paulo, depois de fazer uma partida muito ruim tecnicamente, precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga direta na semifinal.

Uma vitória por apenas um gol de vantagem leva a decisão para os pênaltis.

O último título paulista do time tricolor foi em 2005. O São Caetano havia sido campeão um ano antes, em 2004.

No caso do Bragantino, a partida em Itaquera, na quinta-feira (22), deverá ter ainda mais pressão. O Corinthians, atual campeão, precisa vencer por pelo menos dois gols para se classificar.

O time do interior fica com a vaga se empatar. Uma derrota por um gol de diferença levará a decisão aos pênaltis. 

"Vi o meu time um pouco abaixo. Mas não fomos surpreendidos", disse o técnico Fabio Carille, do Corinthians, logo após o jogo.

 "Nós sabíamos com quem estávamos jogando. Soubemos enfrentar o Corinthians e, por isso, não tem muito o que mudar para o segundo jogo", analisou Marcelo Veiga, técnico do Bragantino.

O Bragantino obteve seu único título estadual na histórica final do interior, em 1990, sobre o Novorizontino.

A equipe de Novo Horizonte, mesmo tendo feito a terceira melhor campanha da primeira fase, perdeu para o Palmeiras em casa, por 3 a 0. 

Agora, precisa reverter a situação no Allianz Parque, na quarta (21), para jogar as semifinais do Paulista.

O Palmeiras, apesar de ter encaminhado sua classificação na partida de ida, vai ter uma outra sina histórica para reverter se realmente confirmar o seu favoritismo.

Nos últimos dez anos, o time alviverde chegou em sete semifinais do Campeonato Paulista, mas ficou com o título apenas uma vez.

Desde 2008, o Palmeiras não consegue o troféu do campeonato estadual.

Em 2017, o time passou pelo mesmo Novorizontino nas quartas, mas caiu nas semifinais para a Ponte Preta.

Vitinho abre os braços para festejar gol do Bragantino sobre o Corinthians
Vitinho abre os braços para festejar gol do Bragantino sobre o Corinthians - Rivaldo Gomes/Folhapress
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.