Descrição de chapéu Copa do Mundo

Willian José supera titulares de Tite em média de gols na temporada

Reserva, atacante da Real Sociedad só tem número pior que Neymar

Willian José durante o primeiro treino da seleção em Moscou
Willian José durante o primeiro treino da seleção em Moscou - Pedro Martins - 19.mar.18/MoWA Press
Fábio Aleixo
Moscou

Chamado pela primeira vez na carreira para a seleção brasileira principal, Willian José espera por uma chance nos amistosos contra Rússia, na sexta-feira (23), e Alemanha, no dia 27, para tentar afastar as dúvidas e críticas que rondam o seu nome. 

Ele não começará como titular em nenhum dos jogos, mas deverá ganhar oportunidades no segundo tempo. 

Pela Real Sociedad, 15ª colocada do Espanhol, o atacante de 26 anos e 1,89 m de altura vem se destacando.

Em 31 jogos na temporada, soma 18 gols, média de 0,56 gol por jogo. São 13 no Espanhol e cinco na Liga Europa.

Dos atletas chamados por Tite para os dois amistosos, os últimos antes do anúncio da lista de convocados para a Copa do Mundo, Willian José só possui menos gols do que Roberto Firmino. O atacante do Liverpool fez 23 gols, mas em mais jogos: 42.

Melhor do que ambos apenas Neymar, que se recupera de fratura do pé. Nos 30 jogos que disputou com o PSG até a lesão, fez 28 gols.

Entre os artilheiros brasileiros que atuam nas principais ligas europeias, Jonas é o líder. Pelo Benfica, fez 34 gols em 38 jogos. Porém, nunca teve chances com Tite.

“Muitos vão criticar a minha convocação. Me criticam pelo que deixei de fazer no Brasil há cinco anos.

Mas, em 31 jogos, já fiz 18 gols por uma equipe não tão grande. As pessoas precisam acompanhar mais”, afirmou o atacante, em tom de desabafo.

Um das armas de Willian José é sua eficiência na bola área. Na última temporada, fez oito gols de cabeça e liderou esta estatística no Espanhol, com sete na competição. Nesta temporada, já fez seis — um terço do seu total.

Ex-companheiro de Willian José no São Paulo e hoje titular absoluto do Real Madrid, o volante Casemiro defendeu a presença do atacante na seleção brasileira.

“Para mim não é novidade [o Willian José] na seleção. Vejo todos os jogos da Real Sociedad e do Willian. Muitas vezes o pessoal do Brasil só vê grandes clubes da Europa, mas ele é um cara muito qualificado”, disse.

“Tomara que ele fique com a gente [na Copa do Mundo]. Eu sei do potencial dele e no momento só tenho de dar os parabéns”, completou.

Mesmo com o apoio do colega de seleção, Willian José mantém os pés no chão em relação à possibilidade de estar novamente na Rússia daqui a pouco menos de três meses, para a estreia do Brasil no Mundial, em 17 de junho, contra a Suíça. 

“Eu continuo fazendo meu trabalho e, quando você está trabalhando, só tem que esperar que o melhor aconteça. E o melhor está acontecendo comigo”, disse o jogador, que em 2011 fez parte da seleção brasileira sub-20 na conquista do título mundial da categoria, na Colômbia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.