Atletas pedem renúncia do presidente da confederação de handebol

Manoel Luiz de Oliveira está afastado por decisão judicial desde 6 de abril

São Paulo

Integrantes da comissão de atletas do handebol brasileiro divulgaram documento nesta segunda-feira (23), no qual exigem a renúncia do presidente da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), Manoel Luiz de Oliveira.

Texto assinado pelos oito integrantes da comissão -entre eles Duda Amorim, Bárbara Arenhart e Thiagus  Petrus, das seleções feminina e masculina do Brasil- pede que Oliveira renuncie ao cargo de presidente da confederação. Oliveira está no comando da CBHb desde 1989.

O presidente afastado da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz de Oliveira
O presidente afastado da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz de Oliveira - Divulgação/CBHb

"Conforme se verifica de maneira pública e notória, a Confederação Brasileira de Handebol na gestão do Sr. Presidente - que vem exercendo o cargo por ininterruptos 28 anos-, encontra-se em eminente risco de grave prejuízo aos seus filiados por questões relativas à suposta improbidade administrativa e julgamentos nas instâncias judiciais. Perante esses eventos ocorridos, nós atletas, somos tomados por um sentimento forçoso de extrema consternação e angústia a respeito do rumo e futuro do nosso amado esporte", diz um trecho do documento assinado pela comissão de atletas.

No último dia 6 de abril, o juiz federal  Rolando Valcir Spanholo afastou Manoel Luiz de Oliveira do cargo, por irregularidades no uso de R$ 21 milhões de dinheiro público.

As irregularidades dizem respeito a pelo menos oito convênios firmados entre a CBHb junto ao Ministério do Esporte. Um deles utilizou R$ 6 milhões para a realização do Mundial feminino de 2011, em São Paulo. No total, foram 14 convênios  “que não passaram de um mero embuste, de uma mera tentativa de se dar aparente cumprimento à exigência legal”, conforme diz a decisão da Justiça.

Assinaram a nota pública pedindo a renúncia imediata de Oliveira os atletas Bruno Carlos de Oliveira, Gil Vicente Pires, Duda Amorim, Patrícia Scheppa, Felipe Borges Dutra Ribeiro, Alice Fernandes da Silva, Thiagus Petrus dos Santos e Bárbara Arenhart.

Documento com atletas pedindo renúncia do presidente da Confederação Brasileira de Handebol
Documento com atletas pedindo renúncia do presidente da Confederação Brasileira de Handebol - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.