Descrição de chapéu Agora

Com Aguirre, São Paulo diminui utilização de garotos da base

Dorival Júnior recorria mais do que o uruguaio aos jovens formados em Cotia

Alinne Fanelli
São Paulo | Agora

Quando a temporada de 2018 começou, o discurso no São Paulo era que o time seria formado por três pilares: base do ano passado, contratações e jovens formados em Cotia.

Na prática, a diferença é que, antes, os garotos revelados nas categorias de base tinham mais espaço. Aos poucos, isso está diminuindo. A chegada do técnico Diego Aguirre, por exemplo, fez a média de garotos utilizados por jogo cair de 3,7, com Dorival Júnior, para 3.

Em 14 jogos neste ano, Dorival relacionou garotos 112 vezes (média de oito jovens por jogo), sendo que eles foram aproveitados 52 vezes (média de 3,7 por partida).

Diego Aguirre anda no gramado
O técnico Diego Aguirre na partida contra o Rosario, na Argentina, pela Sul-Americana - Agustin Marcarian - 12.abr.18/Reuters


Com Aguirre, o número é menor. Em nove confrontos (sendo sete mata-matas), os são-paulinos foram relacionados 63 vezes (média de sete por jogo) e atuaram em 27 oportunidades (média de três por partida).

O meia Shaylon, por exemplo, não atua desde 8 de março. A última partida dele foi justamente a que ocasionou a demissão de Dorival Júnior ---derrota para Palmeiras pelo Paulista.

Outro caso é o do volante Araruna. Ele não joga desde o dia 25 de março, já sob Aguirre, na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians.

Na lista dos 14 participantes da temporada estão Militão, Liziero, Lucas Fernandes, Brenner, Lucas Perri, Araruna, Paulo Henrique, Shaylon, Caíque, Boia e Bissoli. Os dois primeiros são titulares, enquanto o terceiro entra com frequência.

Também fizeram parte do elenco o atacante Cipriano (treina em Cotia, pois não renovará), o atacante Gabriel Sara (voltou ao sub-20) e o volante Pedro (emprestado ao São Bento).

Tavares na França

O São Paulo começa a enxugar o elenco. Depois de Aderllan, emprestado ao Vitória, é a vez de o lateral esquerdo Júnior Tavares arrumar as malas.

O jogador de 22 anos vai passar por um período de treinos no Rennes, da França. Ele ficará 20 dias sendo avaliado para que o clube decida se vai contratá-lo na próxima janela de transferências, que abre em 1º de julho para o país.

Para comprar Tavares, o Rennes terá de pagar 2,5 milhões de euros (R$ 10,6 milhões) por 50% dos direitos do jogador, que até já acertou as bases salariais com a equipe francesa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.