Com melhor média desde 2009, Cristiano Ronaldo se reinventa

Ponta quando começou a carreira, atacante do Real Madrid se transforma em centroavante moderno

Cristiano Ronaldo acerta bicicleta na partida de ida das quartas de final contra a Juventus, em Turim
Cristiano Ronaldo acerta bicicleta na partida de ida das quartas de final contra a Juventus, em Turim - Alberto Pizzoli -3.abr.2018/AFP
São Paulo

Cristiano Ronaldo passou por um processo de transformação nas últimas duas temporadas. A idade o fez mudar. 

Do ponta veloz e driblador que apareceu no Manchester United (ING) em 2003, passou a ser centroavante moderno. Com liberdade de movimentação, ainda mais finalizador do que antes.

É nesta função que ele deve levar o Real Madrid à semifinal da Liga dos Campeões. O time espanhol é favorito contra a Juventus, nesta quarta (11), no estádio Santiago Bernabéu, na Espanha.

Depois de vencer por 3 a 0 o jogo de ida, pode perder por até dois gols de diferença que mesmo assim se classifica. 

Foi na partida em Turim que o português fez um gol antológico, de bicicleta.

E foi graças a essa mudança que, aos 33 anos, Cristiano Ronaldo continua sua disputa em pé de igualdade com Lionel Messi pela condição de melhor do mundo. Briga que acontece desde 2008, quando o atacante lusitano foi eleito pela primeira vez. 

Consciente de que precisa se preservar na questão física e em uma função mais letal de finalizador, ele tem na atual temporada a melhor média de gol por minuto desde que chegou ao Real Madrid, em julho de 2009.

Ele enfrenta a Juventus com um gol a cada 77 minutos. São 40 em 37 jogos (computados também os disputados pela seleção portuguesa). 

É a mesma média de gol por minuto de 2015, a melhor de sua carreira. 
 

Zidane também decidiu que era melhor poupá-lo mais do que nas temporadas anteriores. Ronaldo tem 37 jogos desde agosto do ano passado. Se atuar em todas os 11 que o Real Madrid poderá ter até 26 de maio, data da final da Liga dos Campeões, chegará a 48. Se Portugal for ao menos à semifinal da Copa do Mundo, ele terá chance de fazer mais sete. Chegará a 56.

Mesmo assim, serão menos partidas do que em sete das oito temporadas anteriores. 

Se o Real for campeão europeu, o português será um dos favoritos a vencer o prêmio de melhor do mundo. Seria seu sexto título, o terceiro de forma consecutiva.

NA TV
Real Madrid x Juventus
15h45 Band, Globo e E.Interativo

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.