Com time misto, São Paulo bate Paraná na estreia do Brasileiro

Gol marcado pelo zagueiro Bruno Alves quebra sequência sem vitória

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com uma formação sem seis jogadores considerados titulares, o São Paulo fez o suficiente e venceu o Paraná Clube por 1 a 0, nesta segunda-feira (16), no Morumbi, pelo complemento da primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo, o clube quebrou uma sequência de três jogos sem vitória: derrotas para Corinthians e Atlético-PR e empate diante do Rosario Central.

O único gol do jogo foi marcado pelo zagueiro Bruno Alves, aos 36 minutos da etapa inicial, após uma cobrança de falta lateral.

O jogador foi uma das novidades da equipe tricolor, que não contou com o zagueiro Arboleda, o volante Petros, o volante/lateral Liziero e o atacante colombiano Tréllez, poupados, além de Nenê, que começou no banco de reservas e entrou na reta final do segundo tempo. Reinaldo, machucado, foi outro que ficou fora do confronto.

Eles foram preservados para o duelo contra o Atlético-PR, marcado para a próxima quinta-feira (19), às 19h15, no Morumbi, pela partida de volta da quarta fase da Copa do Brasil. Como perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, o time são-paulino precisa vencer por dois gols de diferença para avançar ou um para levar o confronto para os pênaltis.

O São Paulo vê a Copa do Brasil como uma chance real de chegar à Copa Libertadores. A competição classifica o campeão para o principal torneio sul-americano, além de distribuir um prêmio de R$ 50 milhões. O clube jamais venceu o torneio mata-mata nacional.

Jogadores do São Paulo comemoram gol de Bruno Alves que deu a vitória sobre o Paraná, no Morumbi, pela rodada de estreia do Brasileiro
Jogadores do São Paulo comemoram gol de Bruno Alves que deu a vitória sobre o Paraná, no Morumbi, pela rodada de estreia do Brasileiro - Bruno Chiri/saopaulofc.net/Divulgação

O JOGO

Com foco na Copa do Brasil, o técnico Diego Aguirre preservou cinco titulares: o zagueiro Arboleda, o volante Petros, o volante/lateral Liziero, o atacante colombiano Tréllez, além de Nenê, que só entrou no segundo tempo. Reinaldo, machucado, foi o outro desfalque –-ficará fora por três semanas.

Assim, o treinador uruguaio escalou a equipe no 4-3-3. As novidades no sistema defensivo foram Bruno Alves na vaga de Arboleda e Régis no lugar de Reinaldo. Sidão, Militão e Rodrigo Caio iniciaram o jogo.

O meio de campo foi formado por Jucilei, Hudson e Cueva, enquanto Marcos Guilherme, Lucas Fernandes e Brenner, que teve a primeira oportunidade com Aguirre, jogaram no setor ofensivo.
 

Na etapa inicial, o São Paulo teve o domínio territorial, enquanto o Paraná procurava se defender e explorar o contra-ataque. Apesar de tomar a iniciativa, a equipe teve dificuldades de superar a marcação rival.

O time conseguiu chegar ao gol em um lance de bola parada. Aos 36 minutos, Cueva cobrou falta na cabeça de Bruno Alves, que mandou para o gol.

Na etapa complementar, a equipe tricolor manteve o domínio, mas não conseguiu ampliar o marcador. O Paraná até que se arriscou mais, no entanto, não exigiu do goleiro Sidão.

Aguirre ainda fez três alterações. Valdivia entrou no lugar de Lucas Fernandes e o lateral esquerdo Júnior Tavares no lugar do atacante Brenner, que deixou o campo chorando após uma atuação discreta. Com essas mudanças, o São Paulo alterou o esquema para o 3-4-3.

Na reta final do jogo, Aguirre ainda colocou Nenê no lugar de Cueva.

Nos últimos minutos, o Paraná esboçou uma pressão, mas o São Paulo administrou o resultado e assegurou a vitória.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.