Ministério Público e polícia vetam treinos abertos antes da final

Corinthians e Palmeiras marcaram atividades liberadas aos seus torcedores para o mesmo dia

Jogadores do Corinthians fazem saudação aos torcedores que foram ao Itaquerão em treino aberto no ano passado
Jogadores do Corinthians fazem saudação aos torcedores que foram ao Itaquerão em treino aberto no ano passado - Robson Ventura - 25.nov.2017/Folhapress
Alex Sabino Luiz Cosenzo
São Paulo

Polícia Militar e o Ministério Público são contra a realização de treinos abertos para as torcidas de Corinthians e Palmeiras neste sábado (7) de manhã. O promotor Paulo Castilho entrou em contato com as diretorias dos dois clubes para encontrar uma solução.​ 

No início da tarde desta segunda (2), o Corinthians divulgou que vai fazer abrir o Itaquerão para os torcedores neste sábado, às 10 horas, quando os jogadores vão fazer o último treino antes da segunda partida da final do Paulista, no domingo (8), às 16 horas, no Allianz Parque.

Minutos depois, o Palmeiras também avisou que vai liberar os portões de seu estádio para a torcida comparecer no mesmo dia pela manhã (o horário não foi definido). 

"A Polícia Militar se manifestou contrária à realização dos dois treinos abertos para os torcedores no mesmo dia. Analisamos que existe a possibilidade de confronto. O Palmeiras já pediu policiamento para acompanhar o treino. O Corinthians, não", disse Major Alexandre Vilariço, da PM.

O promotor Paulo Castilho, do Ministério Público de São Paulo, vai entrar em contato com os presidentes Andrés Sanchez (Corinthians) e Maurício Galliote (Palmeiras) para tentar chegar a um acordo. A ideia é que um dos clubes antecipe o treino aberto aos torcedores para sexta (6).

"Vou pedir ajuda para o Reinaldo [Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista]. Vamos tentar minimizar isso. É um risco desnecessário. Tivemos 44 mil pessoas no primeiro jogo da final sem nenhum problema. Não vamos correr o risco de manchar o campeonato antes da decisão", disse Castilho.

A iniciativa não é inédita no Corinthians. Depois de abrir os portões dos treinos para sua torcida em três ocasiões ao longo de 2017, o Corinthians voltou a apostar na estratégia em fevereiro, antes de clássico contra o próprio Palmeiras pela primeira fase do Paulista. Na ocasião, o time alvinegro venceu em casa por 2 a 0.

Em novembro do ano passado, antes de ser campeão, o clube levou cerca de 32 mil pessoas ao Itaquerão para um treinamento aberto.

"As duas torcidas deverão ir em grande número. Existe o deslocamento dessas torcidas", completa o Major Vilariço.

Os dois estádios são servidos pela linha vermelha do metrô e a preocupação é o encontro de torcedores e possíveis cenas de violência.

Procurada pela Folha, a assessoria do metrô de São Paulo ainda não se posicionou sobre o assunto. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.